Veja 5 picapes e furgões usados de até R$ 35 mil para trabalhar em 2024

Bons, bonitos e baratos, utilitários de segunda mão podem ser um bom negócio, mas é bom verificar se a manutenção está em dia
Picapes leves

Picapes leves | Imagem: Divulgação

Caso você queira comprar uma picape 0 km para trabalhar, terá de desembolsar entre R$ 98 mil e R$ 105 mil, valor pedido por uma Volkswagen Saveiro e Fiat Strada em suas respectivas  versões de entrada.

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Por outro lado, o mercado de picapes usadas e seminovas pode ser uma alternativa e é o que muitos têm seguido. Pelo menos é o que mostra a Fenabrave. No acumulado de 2023 foram vendidos 1.563.955 unidades, um salto de 3,65% comparado com 2022 com 1.508.838 veículos.

Aproveitando o momento de vendas em alta de picapes e furgões usados, separamos 5 modelos de marcas diferentes que custam até R$ 35 mil para trabalhar. Confira. 


1- Peugeot Hoggar X-Line 1.4 flex 2014 - R$ 30.825 (FIPE)

Peugeot Hoggar
Peugeot Hoggar foi uma tentativa da marca francesa a brigar no mesmo segmento da Fiat Strada e VW Saveiro
Imagem: Divulgação

Se você quer espaço de sobra na caçamba, a picape da Peugeot não vai te desapontar. Com seus 1.151 litros a capacidade de carga é de 660 kg), ela deixa picapes maiores morrendo de inveja, como é o caso da Chevrolet S10 que comporta 1.140 litros (750 kg de capacidade de carga).

Por outro lado, a Hoggar traz alguns inconvenientes como o estepe fixado fora do veículo que facilita a ação de furtos, além de manutenção mais dispendiosa e peças mais caras. Portanto, vale a pena pesquisar bastante e ver unidades que foram revisadas e muito bem cuidadas nesses 10 anos de fabricação.

O conforto é muito bem elogiado, graças à configuração da suspensão traseira independente, mas seu motor 1.4 flex (82/80 cv e 12,8 kgfm) é fraco para a proposta do carro. Em contrapartida, traz um consumo aceitável chegando a fazer até 9,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. 

No conforto, o modelo básico traz apenas direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem manual de altura.


2- Chevrolet Montana Combo flex 2010 - R$ 31.156 (FIPE)

Chevrolet Montana Combo
Chevrolet Montana Combo vem com uma cobertura na caçamba que a transforma em um pequeno furgão
Imagem: Divulgação

Manutenção barata, robustez mecânica, espaço interno privilegiado estão na cartilha da Montana que está entre nós há mais de 20 anos.

Com tantas versões e configurações, o utilitário da Chevrolet é um dos poucos a ofertar a opção baú (Combo), lançada a partir de 2007. Pode ser uma alternativa interessante para você que pretende fazer pequenas entregas com espaço privilegiado e com a vantagem de ficar protegido da chuva e poeira. São incríveis 3.300 litros de espaço com capacidade de carga de 680 kg, números superiores aos da Fiat Fiorino com 3.200 litros de espaço e 620 kg de carga útil.

O motor é o 1.4 Econoflex da linha Corsa e Meriva, que rende 105/99 cv de potência e 13,4/13,2 kgfm de torque a apenas 2.800 rpm. Quanto ao consumo, com gasolina o Combo faz 9,6 km/l no ciclo urbano e 10,6 km/l no rodoviário.

O senão vai para o acabamento com plásticos fáceis de riscar e volante que descasca com facilidade. No entanto, apesar de ser raro no mercado, o Combo pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio próprio.


3- Ford Courier 1.6 L Combo flex 2013 - R$ 34.180 (FIPE)

Ford Courier Van
Ford Courier Van é uma versão simplificada de um furgão feito com base na picape
Imagem: Divulgação

A picape da Ford surgiu em 1997 com a missão de substituir a Pampa e assim como a concorrente Montana, também chegou a oferecer uma variante furgão para rivalizar com a Fiat Fiorino. Batizada de Van, ela chegou em 2006 equipada com o mesmo motor da picape, o 1.6 (107/96 cv e 15,6/14,8 kgfm a 4.250 rpm). Injustiçada, toda a linha Courier deixou o mercado em 2013. E para piorar a situação, a Ford encerrou a produção de todos os seus veículos no Brasil em 2021, o que fez com que muitos deixassem de confiar na marca. A escassez de peças também é um ponto negativo, ainda que ela compartilhe muita coisa do hatch Fiesta.

Em contrapartida, o volume de carga é um dos melhores com 3.000 litros, só perdendo para a Montana com 200 litros a mais,  porém a da Courier Van tem maior capacidade de transporte, 676 kg contra 620 kg do modelo da Chevrolet. 

O consumo também é elogiado fazendo até 10 km/l no perímetro urbano e 14 km/l no rodoviário, tornando-se um dos modelos mais econômicos dessa linha de usados e seminovos para comprar.


4- Fiat Strada Working 1.4 Fire flex CS 2011 - R$ 34.212 (FIPE)

Fiat Strada Working
Fiat Strada Working: versão mais voltada ao trabalho pesado do modelo líder de vendas do segmento até hoje
Imagem: Divulgação

A picape mais vendida do Brasil está entre nós desde 1998 e continua presente entre as favoritas e a culpa disso está na robustez mecânica, peças e mão de obra barata, confiabilidade da marca, ampla rede de autorizadas, economia de combustível entre outros predicados.

Em 2009 surgiu a Working que como o próprio nome define é voltada para o trabalho. Por isso, o motor 1.4, apesar de não ter o mesmo desempenho do Courier Van 1.6, não é de todo ruim. São 86/85 cv e torque de 12,5/12,4 kgfm a 3.500 rpm. Mas não espere o mesmo compartimento de carga da Hoggar. A Strada tem 1.100 litros, 140 litros a menos que a picape da Peugeot. A capacidade de carga útil, por sua vez, é de 705 kg, ou 45 kg a menos em relação ao da Hoggar. 

No consumo, a Strada leva ligeira vantagem com 9,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina comparada à da Peugeot.

Outro ponto a ser pensado é que o representante da Fiat está entre os modelos mais visados. Portanto, nada de andar sem fazer seguro.


5- VW Saveiro Titan 1.6 MI flex 2010 - R$ 34.753 (FIPE)

Volkswagen Saveiro Titan
Volkswagen Saveiro Titan versão mais simples da picape que deverá sar lugar a outra picape da marca em 2026
Imagem: Divulgação

A Saveiro é uma velha combatente de guerra entre os brasileiros e com suas inúmeras versões e motores, com até R$ 35 mil de orçamento para compra de um utilitário usado, sugerimos a Titan que já traz motor 1.6 flexível de 99/97 cv e 14,4/14,1 kgfm a 3.00 rpm de torque. É um show à parte em termos de desempenho, pois dados de época trazem uma das melhores médias de consumo da categoria fazendo 11,3 km/l no ciclo urbano e inacreditáveis 16,5 km/l no rodoviário. 

Mas a caçamba é pequena considerando que a picape tem 4,45 m de comprimento. São 859 litros de volume, ou 241 litros inferior ao da principal concorrente Saveiro (1.100 litros). Já a capacidade de carga declarada é de 700 kg, quase os mesmos 705 kg do carro da Fiat. Aliás, assim como ela, a da Volks também oferece robustez mecânica, ampla rede de autorizadas, manutenção e peças mais em conta, porém é no seguro que a Saveiro desaponta, sendo um dos mais caros da categoria.

Mas é também mais completa que a versão Working da Strada, trazendo faróis com máscara negra, santantônio, iluminação de caçamba, brake light e rodas aro 14 polegadas, entre os itens de série. 

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Picapes leves

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Ford Courier Van

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Peugeot Hoggar

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Chevrolet Montana Combo

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Volkswagen Saveiro Titan

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Fiat Strada Working

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