Veja os próximos carros da JAC no Brasil

Marca chinesa prepara motor flex, reestilizações, nova minivan e caminhão leve

JAC J3 Turin reestilizado | Imagem: Reprodução

A JAC está acelerando seus passos no mercado nacional. Os executivos da divisão brasileira da marca chinesa confirmaram nesta quinta-feira (18) na China, a chegada de uma série de novos produtos e tecnologias entre o segundo semestre deste ano e meados de 2013.

A linha J3 é a que mais vai mudar. O modelo, enfim, terá motor 1.4 flex e passará por sua primeira reestilização, que estreia no evento chinês, e também terá a inédita opção “Sport”, equipada com o mesmo propulsor 1.5 a gasolina de 125 cv do sedã médio J5.

Veja mais: JAC confirma fábrica no Brasil para 2014

Segundo a montadora, as novidades para o J3 devem estrear antes do Salão de São Paulo, programado para outubro. O J6 também terá seu design reelaborado, mas somente no início de 2013. A minivan à venda no Brasil receberá as mesmas modificações visuais aplicadas na versão chinesa do mesmo veículo, que também será apresentado ao público durante o Salão de Pequim, na próxima semana.

A J6 ainda terá uma “irmã maior” no Brasil. A JAC também adiantou na China a chegada da Refine, minivan com capacidade para 7 ou 8 passageiros e impulsionada por um motor 2.0 turbo. Esse veículo, segundo previsão da marca, deve chegar ao país a tempo de ser apresentado no Salão de SP. As vendas, porém, começam em 2013.

A fabricante chinesa também voltou a falar sobre a chegada compacto J2 ao país. Seu desembarque está confirmado para acontecer ainda neste ano, mas primeiro somente na versão com motor 1.4 a gasolina – o modelo flex deve chegar somente 2013. E um detalhe importante: o J2 brasileiro será visualmente diferente do chinês.

Veículos comerciais

Outra aposta da JAC no Brasil é no segmento de veículos comerciais, para o qual ela aponta com dois produtos. O primeiro será o furgão Sunray para passageiros e que se parece muito com o Mercedes-Benz Sprinter. A intenção da marca é lançar o modelo no segundo semestre de 2013.

Antes disso, em setembro deste ano, chega no mercado nacional o caminhão leve da marca chinesa, o T140. Conforme antecipou a empresa, o veículo de transporte de carga é um VUC (Veículo Urbano de Carga) com motorização Cummins e transmissão ZF.

JAC “brasileiro”

Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil, também avisou que o modelo JAC exclusivo para o mercado brasileiro já começou a ser desenhado na Itália. E não se trata apenas de um carro, mas sim de toda uma família, que, segundo o executivo, será composta por modelos hatch, sedã, minivan e SUV.