Vendas de veículos importados crescem quase 30% em abril; veja ranking

Ao todo, 38.380 unidades foram emplacadas no primeiro quadrimestre de 2025, conforme a Abeifa
Vendas diretas para locadoras já representam mais de 25 do total de automóveis e comerciais leves

Vendas diretas para locadoras já representam mais de 25 do total de automóveis e comerciais leves | Imagem: Divulgação

As marcas associadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) fecharam o primeiro quadrimestre de 2025 com um crescimento de 27,8% nas vendas.

VEJA TAMBÉM:

Em abril, o emplacamento de veículos dessas empresas registrou uma alta de 4,8% em relação a março e, quando comparado ao mesmo mês de 2024, o aumento foi de 16,4%. Ao todo, 38.380 unidades foram emplacadas no primeiro quadrimestre deste ano, contra 30.042 unidades do mesmo período de 2025.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Veículos eletrificados

BYD Song Plus
BYD Song Plus: SUV híbrido é o modelo que lidera as vendas de importados da Abeifa
Imagem: Divulgação

Um dado muito interessante é a participação das associadas da Abeifa no mercado de veículos eletrificados, que representaram 50,2% do total de carros importados emplacados no período de janeiro a abril. Isso é um sinal claro de que os veículos híbridos e 100% elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

A associação também está investindo em um programa educativo para esclarecer os consumidores sobre veículos eletrificados, desde a durabilidade das baterias até questões como desvalorização e treinamento de consultores de vendas.

Segundo Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, “a descarbonização e a desfossilização dos automóveis passam necessariamente pelos híbridos e, em seguida, pelos elétricos.”

O executivo acredita que, com o apoio de biocombustíveis, o Brasil pode seguir um ritmo próprio, mas os carros elétricos já têm um papel importante no futuro da indústria automotiva.

Além disso, a Abeifa está preparando diversas ativações, como cursos e participação em eventos tecnológicos, para educar o mercado e reduzir a desinformação que ainda existe sobre o tema. A missão é acelerar esse processo e ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas ao considerar veículos eletrificados.

Confira abaixo como ficou o ranking dos 10 modelos importados mais vendidos de abril, conforme dados da Abeifa. 


1 - BYD Song Plus: 3.140

2 - BYD Dolphin Mini: 2.175

3 - BYD King: 1.599

4 - BYD Dolphin: 973

5 - Volvo EX30: 365

6 - BYD Yuan Plus: 258

7 - Kia Bongo: 249

8 - Volvo XC60:205

9 - BYD Seal: 188

10 - Volvo XC90: 162

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.