A visibilidade é um fator importantíssimo para a segurança do motorista e é justamente com o objetivo de facilitar o trabalho de ver tudo o que nos cerca que encontramos os retrovisores no veículo. Contudo, é ideal que eles estejam ajustados corretamente, caso contrário podem aumentar o risco de acidentes, especialmente em mudanças de faixa.

As instruções a seguir, elaboradas pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), ajudam a evitar dores de cabeça por conta de um retrovisor mal posicionado:

Ajuste

A forma correta para posicionar a lente do espelho é com o carro parado, em piso plano, com o centro da lente ao horizonte (dando visibilidade tanto para veículos altos quanto baixos) e visualizar uma parte do veículo, como as maçanetas, por exemplo. Quando você visualiza uma parte do seu carro evita que veículos menores, como motocicletas ou bikes, fiquem no ponto cego. Esse ajuste deve ser padrão para os dois lados do veículo e você se acostuma em pouco tempo.

Dica: ajuste os retrovisores antes de iniciar a viagem e após já ter arrumado as posições do banco, cinto de segurança e encosto de cabeça.

Um estudo do CESVI aponta que quando o espelho retrovisor externo mostra mais de 20% do próprio carro (1/5 do espelho) a área visível do trânsito pode diminuir em quase 40% do lado esquerdo e 34% do lado direito, quando comparado com a regulagem recomendada que citamos acima.

Para o retrovisor interno o ajuste correto é aquele no qual se enquadra o vidro traseiro inteiro. Este espelho nunca deve ser utilizado para monitorar as crianças no banco de trás, pois além de uma distração ao motorista, impede que ele fique ciente de tudo o que acontece ao redor do veículo.

Motos

Para os condutores de motocicletas, principalmente para aqueles que enfrentam os corredores das grandes cidades, a situação é ainda mais crítica: ao inverter os espelhos para facilitar a passagem entre os carros, o motociclista pode perder até 39% da área visível no lado esquerdo e 27% no direito, tornando a viagem muito mais perigosa. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw