Volkswagen confirma marca popular na China em 2017

Fabricante alemã revelou planos de lançar marca de baixo custo com preço máximo estimado em R$ 20 mil

Volkswagen | Imagem: Divulgação

As especulações sobre uma nova marca do grupo Volkswagen foram confirmadas nesta terça-feira, 13, quando o presidente da empresa, Martin Winterkorn, revelou que existem planos de lançá-la na China, inicialmente.

Segundo o executivo da VW, a expectativa é que a nova marca comece a vender seus primeiros veículos em 2017, mas a faixa de preço não foi revelada, nem qual será o nome utilizado por ela. A expectativa, no entanto, é que os modelos não ultrapassem a faixa de 7 mil euros, cerca de R$ 20 mil.

A escolha da China como palco de estreia da nova marca também não é surpresa: a VW liderou as vendas no país em 2013 com 3,3 milhões de unidades. Winterkorn disse que a nova marca focará em clientes que ainda não têm automóvel, provenientes de classes mais baixas em ascenção. O mercado chinês é há alguns anos o maior do mundo e ultrapassou pela primeira vez a marca das 20 milhões de unidades no ano passado.

Acredita-se que a nova marca chegue a outros mercados em desenvolvimento após a estreia na China. A Volkswagen não esconde sua ambição ser a maior montadora do mundo e até a data para que isso ocorra está definida, em 2018.