Volkswagen Golf R Variant apela na esportividade com motor de 300 cv
Nova versão da perua, lançamento traz visual apimentado e mecânica capaz de leva-lo aos 100 km/h em 5,1 s
Apesar do apelo mais familiar, as peruas também podem oferecer uma “pitada” de esportividade. Prova disso é o novo Golf R Variant, anunciado na última terça-feira (18) pela Volkswagen, com apresentação ao público marcada para o Salão de Los Angeles, que abre suas portas no final desta semana. Além do visual mais agressivo, a nova versão do modelo dispõe de um conjunto mecânico com potência extra.
Do lado de fora, o Volkswagen Golf R Variant segue praticamente a mesma linha do Golf R em sua versão hatch, com direito a para-choques redesenhados, grade diferenciada com o logotipo da variante, faróis bixenônio com LEDs diurnos integrados, difusor em preto piano na traseira, quatro saídas de escape cromadas, lanternas traseiras de LED, kit aerodinâmico, entre outros.
Por dentro, há bancos esportivos com tecido e Alcântara, costuras na cor cinza cristal, “R” bordado nos encostos, iluminação ambiente na cor azul e sistema de entretenimento com tela sensível ao toque na parte central do painel. Como opcional, a Volkswagen dispõe de couro Nappa para o acabamento do banco e das portas.
O motor, por sua vez, é um 2.0 litros TSI a gasolina, que entrega 300 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, com transmissão DSG de seis velocidades e dupla embreagem e tração integral 4MOTION. O conjunto dispõe ainda de um seletor de perfil de condução com os modos Eco, Normal, Individual e Race, além de um controle eletrônico de estabilidade esportivo.
Segundo dados da fabricante, o Golf R Variant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e atinge velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo é de 14,2 km/l, com emissões de CO2 de 163 g/km.
No Brasil, o Volkswagen Golf Variant é esperado para chegar aos concessionários nos primeiros meses de 2015. A versão R, porém, não deverá ser comercializada por aqui.