Temendo perder vendas com a recente antipatia do público pelos utilitários esportivos, mais conhecidos pela sigla SUV, a Volkswagen deixou de lado a preocupação com a estética do novo Toaureg, seu primeiro modelo do tipo. Apresentado nesta quarta-feira na Alemanha, a 2ª geração do jipão tem como destaques improváveis a perda de peso e a economia de combustível.

Graças à um trabalho em várias frentes – aerodinâmica, materiais especiais e processo de construção -, o novo Touareg ficou 208 kg mais leve que seu antecessor além de mais eficiente.

Vários sistemas de ajuda somados aos motores mais econômicos e ao novo câmbio automático de oito marchas tornaram o consumo do Touareg equivalente ao de um sedã grande. Com diesel, o modelo consegue rodar 13,5 km com 1 litro de combustível.

Mas o grande destaque é a inédita versão híbrida, a primeira a entrar em produção numa marca alemã, segundo a Volks. Auxiliado pelo motor elétrico, o Toaureg faz 12,2 km com gasolina em média. E pode rodar 50 km apenas com eletricidade.

Apesar de pouco ressaltado, o novo visual seguiu as linhas da 1ª geração, atualizando apenas os elementos mais importantes para manter-se semelhante a outros modelos da marca.

Por dentro, o painel está mais refinado e organizado, mas sem exageros eletrônicos. A Volkswagen mostrará o novo Touareg no Salão de Genebra e começa a vendê-lo em abril na Europa. Certamente, veremos o utilitário esportivo “light” no Brasil ainda em 2010.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/