Volvo dá início às vendas de modelos blindados

Marca passa a oferecer sua linha de SUVs com blindagem feita em parceria com empresas nacionais
Volvo com blindagem certificada

Volvo com blindagem certificada | Imagem: Divulgação

A Volvo do Brasil anunciou que, a partir de março, a marca passará a oferecer em suas lojas modelos com blindagem de fábrica. Os interessados poderão fazer o pedido na hora da compra. Inicialmente, apenas a linha de SUVs, formada por XC40, XC60 e XC90 conta com essa opção, que acrescenta a partir de R$ 70 mil ao preço do carro dependendo do nível de blindagem e do veículo escolhido.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Volvo, a EDAG e a Carbon Blindados, que terá uma linha de produção exclusiva para os modelos da marca sueca. Segundo a montadora, foram realizadas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas, proteção extra contra disparos em diferentes ângulos, reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade.

Os Volvo XC60 e XC90 blindados no Brasil pela Carbon também deverão ser exportados e, inicialmente, os principais destinos serão Europa, México e América Latina. Mesmo com as alterações, quem comprar um Volvo blindado por aqui contará com a mesma garantia de componentes durante todo o período de garantia do veículo.

A blindagem usa aço de alta resistência com espessura variando entre 2,5 mm e 3 mm, enquanto o vidro pode ter uma espessura de até 20 mm. Os engenheiros da Volvo na Suécia analisaram o veículo e certificaram a blindagem sem a necessidade de mexer na parte mecânica ou estrutural. Segundo a Volvo, foram necessárias mais de 15 mil horas de trabalho e 960 horas de testes balísticos, seguindo a norma ABNT 15000-2.

Volvo passa a oferecer serviço de blindagem certificada no Brasil
Volvo passa a oferecer serviço de blindagem certificada no Brasil
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!