Volvo promete próxima geração do XC90 com sistema de direção autônoma

Tecnologia permite ao veículo estacionar sem a presença do condutor; carro também vai ao encontro do dono

Tecnologia deve ir as ruas ainda em 2014 | Imagem: Divulgação

Imagine ir a um show, dirigir o seu veículo até a entrada do local, descer do carro e não se preocupar em achar uma vaga ou pagar um vallet. A Volvo criou um sistema de direção autônomo que faz o veículo se locomover sem motorista, encontra uma vaga no estacionamento e para com segurança. Na hora de ir embora, basta "chamar" o carro de volta por meio de um aplicativo de celular.

Esse é um sonho que tem data para virar realidade. Ao menos aos futuros donos da próxima geração do XC90. A marca promete que o lançamento, que está previsto para o final de 2014, contenha ao menos parte dessa tecnologia.

Especial: Como funciona o carro que dirige sozinho criado pelo Google

O dispositivo, ainda em desenvolvimento. possui uma série de recursos de segurança que permitem ao carro da Volvo realizar leituras do ambiente a sua volta, prevendo possíveis acidentes e evitando-os, como você pode ver no vídeo abaixo, divulgado pela companhia suéca. 

Projetos distintos

Outras empresas também desenvolvem projetos no ramo de direção autônoma, como Audi e Google. A primeira já apresentou o Inrix Park, serviço de navegação que encontra vagas para estacionar o carro e realiza a manobra também sem necessidade do condutor. Porém, é necessário que inúmeras garagens instalem o sistema e a companhia alemã não tem previsão de incluir a tecnologia em sua linha.

Já a Google afirma ter rodado mais de 400.000 km em diversos tipos de condições, sempre de maneira autônoma. Por problemas legais, a gigante norte-americana prevê que a sua tecnologia seja comercializada apenas em torno de 2018.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!