VW anuncia fim da produção do Fox após 18 anos

Decisão permitirá à fabricante alemã ampliar a produção do SUV compacto T-Cross
Volkswagen Fox

Volkswagen Fox | Imagem: Divulgação

Após 18 anos de mercado, o Volkswagen Fox encerra sua carreira no mercado brasileiro.

A fabricante alemã confirmou o fim da produção do hatch em São José dos Pinhais (PR). A última unidade do modelo foi um exemplar na versão Xtreme com a cor Vermelho Tornado. O veículo em questão passará a fazer parte do acervo da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

Produzido durante toda a sua trajetória na fábrica paranaense, segundo a VW a estratégia a partir de agora é reforçar a produção do T-Cross, que, neste mês, atingiu 200 mil unidades montadas na planta localizada no Sul do país.

Lançado em 2003, o VW Fox somou até aqui mais de 1,8 milhão de unidades produzidas, sendo aproximadamente 500 mil destinadas para exportação a diversos mercados ao redor do mundo.

Projeto foi inovador

Trazendo uma concepção inovadora para a época, o Fox foi projetado seguindo a premissa do Designed Around the Passenger (desenhado em torno do passageiro), com uma estrutura vertical que favorecia o espaço interno, preservando as dimensões compactas do modelo. 

A gama Fox também deu origem à station wagon SpaceFox, comercializada por aqui entre 2006 e 2018, bem como sua variante SpaceCross. 

O Fox também também foi o primeiro modelo da marca a utiliza o motor de três cilindros 1.0 12V flex e a adotar o câmbio manual de seis marchas.

Em sua longa trajetória, o Fox contou com versões de sucesso comercial, como a opção aventureira CrossFox.

O hatch também enfrentou algumas polêmicas, como foi o caso do recall, em 2008, envolvendo o sistema de rebatimento do banco traseiro. Cerca de dois anos antes da campanha, relatos de acidentes davam conta de que a manipulação do conjunto chegou a decepar dedos de pelo menos oito consumidores ao utilizarem o mecanismo em questão.  

Nos últimos meses, o Fox seguia como uma boa opção de hatch orientada ao custo-benefício. A falta de equipamentos como os controles de tração e estabilidade, entretanto, tornaram cada vez mais próximo o fim de ciclo para o modelo. 

Detalhe da última unidade do VW Fox produzida em São José dos Pinhais (PR)
Detalhe da última unidade do VW Fox produzida em São José dos Pinhais (PR)
Imagem: Divulgação