VW Gol foi o carro mais vendido em 2011
Pela 25° vez consecutiva, modelo segue na ponta. Uno e Celta vêm em seguida
Vem ano e passa ano e o líder de vendas no mercado brasileiro de carros continua sendo o Gol. Em 2011 o principal carro da VW no Brasil foi o número 1 do país pela 25° vez consecutiva, feito que supera o do Fusca, que liderou durante 24 anos. Segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o veículo da Volks somou cerca de 293.400 unidades emplacadas no ano passado.
Na comparação com 2010, a lista dos quatro carros mais vendidos segue igual, com Fiat Uno (cerca de 273.500 unidades), Chevrolet Celta (149.049) e Corsa Sedan (125.785).
A dança das posições começa a partir do quinto posto, que terminou 2011 com a picape Fiat Strada, com aproximadamente 118.600 unidades emplacadas. A posição antes era ocupada pelo Palio (105.700 exemplares), que passou para sexto colocado. Este por sua vez pegou o lugar do VW Fox (102.800), que acabou o ano como o sétimo carro mais vendido do país.
A oitava posição terminou com o Ford Fiesta (93.800 unidades em 2011), que avançou uma colocação no ranking e ficou à frente do Fiat Siena (90.100), que caiu duas posições. A única cara nova no top 10 é o VW Voyage (87.200), levando a posição do Ford Ka, que caiu para a 14° posição do mercado nacional.
Ranking dos principais segmentos
Hatch compacto: VW Gol
Hatch médio: Hyundai i30
Sedã compacto: Chevrolet Corsa Sedan (Classic)
Sedã médio: Toyota Corolla
Perua compacta: Fiat Palio Weekend
Perua média: Renault Mégane Grand Tour
Minivan compacta: Honda Fit
Minivan média: Chevrolet Zafira
Picape compacta: Fiat Strada
Picape média: Chevrolet S 10
Fiat segue na frente entre os fabricantes
Se o Gol é o carro mais vendido do Brasil há tempos, a Fiat mais uma vez foi a montadora que mais vendeu em 2011. Ao todo, o volume de emplacamentos da marca no período chegou a 754.042 unidades. Também não houve mudança de posições até a quinta posição, com Volkswagen (698.313 carros), GM (631.941), Ford (311.081) e Renault (194.167). Daí em diante há mudanças.
A Hyundai, antes sétima colocada, superou a Honda, rebaixada ao oitavo posto, e assumiu a sexta colocação com 114.859 veículos emplacados – vale lembrar que praticamente todos os carros da empresa vêm da distante Coreia do Sul.
Montadoras japonesas sofreram mal bocados em 2011 pelo mundo inteiro devido ao terremoto e tsunami que assolaram parte do Japão em março. No Brasil não foi diferente. O recuo da Honda foi tão expressivo que a Toyota, também em queda, acabou por ultrapassá-la, assumindo a sétima posição com 99.089 carros comercializados – a concorrente conterrânea vendeu 92.887 carros no ano passado e ficou em 8° lugar.
Outra inversão de posições ocorreu entre montadoras francesas, com a Citroën passando a Peugeot. A marca dos chevrons comercializou 90.115 carros no mercado brasileiro ante 85.550 da fabricante simbolizada pelo leão.
Nova ordem do ranking das marcas em 2011
1- Fiat (754.042 carros emplacados)
2- Volkswagen (698.313)
3 - GM (631.941)
4 - Ford (311.081)
5 - Renault (194.167)
6 - Hyundai (114.859)
7 - Toyota (99.089)
8 - Honda (92.887)
9 - Citroën (90.115)
19 - Peugeot (85.550)