VW ID. Aero: conheça o sedã elétrico que vai ocupar o lugar do Passat

Conceito é revelado com mais de 600 km de autonomia
Volkswagen ID. Aero Concept

Volkswagen ID. Aero Concept | Imagem: Divulgação

Como estava previsto, a Volkswagen apresentou nesta segunda-feira o aguardado ID. Aero ainda na forma de conceito. 

O modelo torna-se o primeiro sedã 100% elétrico da marca e, ao que tudo indica, deverá ocupar o lugar deixado pelo Passat na gama global da fabricante. Após quase 50 anos de um trajetória vitoriosa, o conhecido sedã médio-grande finalmente se aposentou. 

Ainda sem entrar em muitos detalhes técnicos, a Volkswagen antecipa que o ID. Aero é capaz de oferecer alcance na faixa de 600 km e terá em torno de 5 metros de comprimento. 

O conceito traz uma robusta bateria com 77 kWh de capacidade, sendo que a boa autonomia também é otimizada pelo excelente coeficiente de arrasto do modelo, que é de apenas 0,23.

A silhueta diferenciada, que remete a um cupê, favorece consideravelmente a aerodinâmica do ID. Aero, bem como confere um visual interessante para a novidade. 

Volkswagen ID. Aero Concept
Volkswagen ID. Aero Concept
Imagem: Divulgação

Segundo a Volkswagen detalha, o ID. Aero, assim como os demais modelos de sua família 100% elétrica, é construído sobre a plataforma modular MEB.

Levando em conta as particularidades de automóvel elétrico, a MEB confere ao ID. Aero balanços dianteiro e traseiro curtos, além de um entre-eixos longo e um “interior excepcionalmente espaçoso”, nas palavras da marca, o que deverá agradar aos consumidores de sedãs. 

De acordo com a VW, a versão chinesa do ID. Aero começará a ser produzida no segundo semestre de 2023, mesmo ano em que a configuração europeia do ID. Aero deverá sair da planta alemã de Emden. 

Na apresentação do conceito, a Volkswagen declarou que, após o ID.4, o futuro sedã elétrico também “será o seu próximo carro mundial”. 

Aliando a declaração da fabricante com o fato de que o ID.3 e o ID.4 já estão sendo avaliados no Brasil, é provável que o sedã elétrico também poderá ser oferecido por aqui no longo prazo. Vamos acompanhar. 

Volkswagen ID. Aero Concept
Volkswagen ID. Aero Concept
Imagem: Divulgação