Meses antes de sua estreia no Salão de Frankfurt, que ocorre em setembro, o primeiro modelo da nova família de veículos elétricos da Volkswagen, a qual atenderá pela sigla ID., começa a ser vendido e já pode ser encomendado com sinal de 1.000 euros (R$ 4.390). A Volkswagen também anunciou que o hatch se chamará ID.3 e terá preço inicial de 30.000 euros, o equivalente a R$ 132.000 sem levar em conta os custos tributários e de importação. Porém, a versão especial de lançamento será comercializada por 40.000 euros (R$ 175.000). Mas somente na Alemanha as reservas estão sendo feitas.

Segundo a VW explica, o ID.3 terá autonomia entre 330 e 550 km, dependendo da configuração da bateria. A versão especial de lançamento, com o nome de ID.3 1ST, conta com autonomia para 420 km, uma das razões para o preço superior. O ID.3 1ST começará a ser fabricado ainda neste ano, com a entrega das primeiras unidades prevista para a metade de 2020. 

O ID.3 é importante por dois motivos: o primeiro é que evidencia que a família ID. será de veículos compactos. Em segundo lugar, a Volkswagen credita para o ID.3 um papel muito importante dentro da história da empresa, colocando-o em termos de relevância atrás apenas do Fusca e do Golf.

“Com o ID.3, estamos começando uma nova linha no núcleo da marca Volkswagen, no qual o nosso volume de vendas será concentrado. O número 3 também sinaliza a capacidade de expansão nos segmentos acima e abaixo deste modelo. Temos muito a fazer”, diz Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Administração para Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VW, oferecendo uma prévia da campanha de mobilidade elétrica da fabricante.

Segundo a marca, todos os produtos dessa nova linha serão batizados seguindo a nomenclatura “ID.”, mostrando que eles serão uma série independente no portfólio. Enquanto o Fusca mobilizou a massa de consumidores e o Golf foi responsável por apresentar as melhores tecnologias em suas respectivas gerações, a ID. vai tornar a mobilidade elétrica acessível a um espectro maior de clientes. Segundo a marca, a linha ID. trará design inteligente, identidade visual e tecnologias visionárias. 

Procurada pelo Autoo, a Volkswagen do Brasil informou que a comercialização do ID.3 não está confirmada para o nosso mercado.  

 

 

VW ID.3
VW ID.3
Imagem: VW ID.3

 

 

 

 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw