Próxima geração do VW Polo estreia em 2022, adiantam revistas europeias

Mesmo com apenas três anos de produção, hatch da marca já tem planos para ser totalmente reformulado
Volkswagen Polo GTI vendido na Europa

Volkswagen Polo GTI vendido na Europa | Imagem: Divulgação

A atual geração do Volkswagen Polo, a sétima na história do modelo, foi apresentada na Europa em 2017. Com apenas três anos de mercado por lá, a chegada de uma nova geração não deveria ser uma das pautas da marca alemã nesse momento. Porém, a VW já está de olho na renovação de seu hatch.

De acordo com as revistas europeias L’Automobile e Auto Motor und Sport, a oitava geração do Volkswagen Polo é aguardada para estrear já em 2022 nos mercados do Velho Continente, pegando carona na recente atualização do “irmão maior” Golf. As publicações não chegam a comentar o que motivou o desenvolvimento precoce da nova geração do Polo.

Volkswagen Polo GTI vendido na Europa
Volkswagen Polo GTI vendido na Europa
Imagem: Divulgação

No entanto, é dada como praticamente certa a introdução de um visual similar ao da oitava geração do Golf, com faróis mais baixos e afilados, além de um capô mais baixo. Outro elemento que o Polo deverá ter em comum com o Golf é o painel, com mais elementos digitais e sensíveis ao toque. O carro também estará apto a receber atualizações pela internet.

Na Europa, o Polo sempre foi tratado como um “mini-Golf”. A plataforma do novo Polo, no entanto, deverá a mesma MQB-A0 do modelo atual, mas com alterações. Uma das mudanças deverá ficar por conta da largura, que deverá passar de cerca de 1,75 m para 1,80 m. De acordo com a publicação alemã, a alteração se tornará necessária para que o carro continue tendo boas notas em testes de impacto cada vez mais exigentes no continente europeu.

Em termos de motorização, a evolução da plataforma MQB-A0 aplicada nova próxima geração do Volkswagen Polo permitirá a introdução, inclusive, de conjuntos propulsores híbridos. No entanto, apenas do tipo leve, com um motor de partida reforçado e cumprindo a função de alternador, além de auxiliar o motor a combustão nas arrancadas. Até o momento, tudo leva a crer que as opções de motorização a diesel serão descartadas na próxima geração do hatch compacto. 

Volkswagen Polo GTI vendido na Europa
Volkswagen Polo GTI vendido na Europa
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!