VW mostra esportivo elétrico mais rápido que um F1

Montadora quer estabelecer o novo recorde em Pikes Peak para modelos elétricos
Volkswagen I.D. R Pikes Peak

Volkswagen I.D. R Pikes Peak | Imagem: Divulgação

Depois dos escândalos de emissões de poluentes no Estados Unidos, a Volkswagen faz de tudo para recuperar sua imagem perante o público. Uma das estratégias é investir nos carros elétricos, sendo que uma grande sacada do marketing da empresa foi preparar um esportivo com esse tipo de propulsão para participar do Pikes Peak International Hill Climb, tradicional corrida de subida em montanha disputada nos EUA.

Chamado de I.D. R Pikes Peak, o esportivo elétrico conta com tração nas quatros rodas e foi projetado com as divisões Volkswagen R e Volkswagen Motorsport. O modelo impressiona pelos dados técnicos. Seus dois motores entregam 689 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Pesando menos de 1.100 kg, segundo a VW o I.D. R Pikes Peak precisa de apenas 2,25 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, número que, ainda de acordo com a VW, o torna mais rápido que os carros de Fórmula 1 e Fórmula E atuais.

O esportivo faz parte do plano da marca em oferecer mais de 20 carros 100% elétricos até 2025. Vale lembrar que as primeiras unidades da família I.D. estão programadas para chegar ao mercado europeu no fim de 2019.

Para Frank Welsch, membro do conselho administrativo da Volkswagen e um dos responsáveis por desenvolver o I.D. R, ele faz parte de colocar a montadora em um novo patamar. “Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família I.D.” A corrida também faz parte de um grande teste. “Competir na mais famosa prova de subida de montanha do mundo com o I.D. R Pikes Peak não só tem significado simbólico, mas também é um teste valioso para o desenvolvimento de carros elétricos”.

Outro executivo da cúpula global Volkswagen e responsável pelas vendas, marketing e pós-vendas, Jürgen Stackmann, enalteceu a prova norte-americana. “Pikes Peak é, sem dúvida, a corrida de subida de montanha mais icônica do mundo. Para a Volkswagen, representa uma oportunidade fantástica para alavancar o tema da eletromobilidade, tanto emocionalmente como numa perspectiva esportiva, graças ao projeto I.D. R”.

Escalada de 4.300 metros da Montanha

Conhecida como “Corrida para as Nuvens”, a subida da montanha de Pikes Peak é realizada desde 1916 no Colorado, Estados Unidos. A prova contempla 156 curvas distrubuídas em uma escalada de 1.440 metros verticais.

A montadora alemã já participou da prova na década de 1980. Na época, um Golf com dois motores de 652 cv de potência representou a alemã, porém o carro vencedor foi o Audi Sport Quattro S1 E2, guiado pelo alemão Walter Röhrl.

Até agora, o recorde para a categoria de protótipos elétricos é de 8:57 minutos, que foi estabelecido em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen. “É a hora de estabelecer nossa marca”, afirma o diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “O I.D. R Pikes Peak representa um desafio extremamente excitante para demonstrar o que é possível realizar com um motor elétrico em um esporte a motor. Toda a equipe por trás de nosso piloto Romain Dumas está muito motivada para estabelecer um novo recorde para carros elétricos”.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções