VW mostra Passat que faz 18 km/l

Companhia foi ao limite da economia de combustível em um sedã médio que não é híbrido

Passat Bluemotion é o sedã médio não híbrido movido à gasolina mais econômico do mundo | Imagem: Divulgação

A Volkswagen tem mais uma carta na manga para o Salão de Detroit. Após confirmar a presença do Golf R e do Beetle Dune Concept, o evento que começa dia 13 nos Estados Unidos contará também com o Passat Bluemotion, conceito que faz até 17,8 km/l de gasolina.

No projeto, a marca quis ir ao limite da economia para um sedã médio sem partir para os motores elétricos. Utilizando motor 1.4 turbo de quatro cilindros com injeção direta, de até 150 cv e torque de 25,5 kgfm, o Passat Bluemotion fica com o título de sedã médio movido à gasolina não híbrido mais econômico do mundo.

Dentre as técnicas utilizadas pela VW para deixar o conceito mais econômico, uma é o sistema de desligamento de cilindros em caso de baixas demandas de potência. O carro poderá rodar com apenas dois cilindros em funcionamento em situações de trânsito ou descidas, por exemplo.

Veja também: Veja a versão nacional do VW up!

O Passat Bluemotion ainda traz como novidade a cor em tom azul especial (que será oferecido também às outras variantes do modelo), bancos bicolores e adesivo com a sigla Bluemotion, sigla da família da Volkswagen que engloba as versões que priorizam a eficiência energética.