VW revela o SUV CrossBlue Coupé em Xangai

Utilitário esportivo híbrido plug-in ostenta dois motores elétricos mais um V6 a gasolina; conjunto gera 415 cv

Volkswagen CrossBlue Coupé Concept no Salão de Xangai 2013 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen revelou durante o Salão de Xangai o híbrido plug-in CrossBlue Coupé Concept. O SUV utiliza a plataforma MQB e tem capacidade para cinco ocupantes. No entanto, o que mais chama atenção é seu design arrojado, com novas linhas que, segundo o fabricante, influenciarão futuros modelos da marca.

O CrossBlue Coupé conta com dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, alimentados por uma bateria de íons de lítio de 9,8 kWh. E ainda, sob o capô há um motor V6 TSI a gasolina, que gera 295 cv. O conjunto é capaz de produzir 415 cv, o que explica os 5,9 segundos necessários para ir da inércia aos 100 km/h com velocidade máxima de 236 km/h. Quando for produzido em série, provavelmente, o veículo deve oferecer propulsores quatro cilindros, V6 e a diesel.

A transmissão é automática de seis velocidades e dupla embreagem, além disso, o utilitário poderá distribuir a tração de modo integral, apenas no eixo dianteiro ou no traseiro. O motorista pode optar ainda entre cinco modos de condução: eco, sport, off-road, charge e electric vehicle.

Segundo a Volkswagen, o SUV pode rodar até 33 quilômetros em modo totalmente elétrico com velocidade máxima de 120 km/h. Já com o uso de ambos propulsores, o fabricante garante o consumo médio de 33 km/l. Mesmo quando a bateria estiver totalmente descarregada e o veículo movido apenas com o motor a gasolina, o consumo divulgado é de razoáveis 14,5 km/l.

Veja mais: Conheça a versão "original" do CrossBlue

O SUV mede 4,88 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,67 m de altura com distância entre-eixos de 2,98 m, ou seja, ele é maior e mais baixo que a atual geração do Touareg. Para compor o visual imponente deste carro, a VW optou por calçá-lo com rodas de alumínio de 22 polegadas e pneus 285/40.

O interior do utilitário esportivo tem acabamento em couro Nappa, superfícies cromadas e detalhes na cor grafite. A iluminação da cabine é configurável em duas cores que correspondem ao modo de condução escolhido. No modo Eco, a cabine é iluminada com uma luz alaranjada que remete ao exterior do carro, já no modo Sport, a iluminação fica mais “quente” em tons de vermelho.  A central multimídia é controlada por uma tela de exageradas 12,3 polegadas no painel.

A Volkswagen ainda não divulgou quando a versão de produção começa a ser fabricada.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!