VW tem 8 estreias pendentes para o Brasil até 2025: reunimos algumas apostas

Atual estratégia da marca, chamada ''Acelera VW'', contempla também modelos elétricos
Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do VW T-Cross

Projeção do site Kolesa antecipando o facelift do VW T-Cross | Imagem: Kolesa

Completando 70 anos de atuação no Brasil em 2023, a Volkswagen está com um plano de atualização de seus modelos em curso no país.

A estratégia , chamada “Acelera VW”, será concluída até o fim de 2025 e contempla a estreia de 15 novidades dentro do período em questão. 

Dos 15 lançamentos presentes no cronograma da Volkswagen, sete já chegaram ao mercado, são eles: Jetta GLI com as melhorias aplicadas desde a linha 2022; Polo Track; Polo Track 1st Edition; gama Polo 2023; Polo GTS 2023; Gol Last Edition e, recentemente, as evoluções para o Virtus 2023

Aliando informações de bastidores com alguns dados oficiais já antecipados pela Volkswagen, podemos realizar algumas apostas sobre as futuras 8 estreias que a marca alemã vai realizar no horizonte de médio prazo aqui no Brasil. Vamos, então, a elas. 

Estreias confirmadas 

Seguindo a lógica da Volkswagen de posicionar a apresentação de algumas versões dos seus modelos em linha como lançamentos específicos – nos moldes do que ocorre com o Polo 2023 e o Polo GTS 2023 – a conta da VW provavelmente vai levar em consideração a chegada do Virtus Exclusive 2023 como uma novidade específica dentro do portfólio do sedã. 

Volkswagen Virtus 2023
Virtus Exclusive: versão topo de linha do sedã deve figurar como um produto separado na conta da VW 
Imagem: Divulgação

A previsão, segundo a VW já deixou claro, é que o Virtus Exclusive faça sua estreia no mercado ao longo deste semestre. Além do acabamento mais sofisticado, a opção será a única para o sedã a receber a motorização 1.4 TSI com até 150 cv. 

Outra apresentação confirmada pela VW é a vinda do elétrico ID.4 ao país. O modelo tornou-se o primeiro SUV da marca com este tipo de propulsão e será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano. 

VW ID.4 em seu destino no Pier Mauá, centro do Rio de Janeiro
VW ID.4: primeiro SUV elétrico da marca será lançado no segundo semestre deste ano
Imagem: Divulgação

Com isso, restam seis apostas para completarmos o leque de novidades que a VW prepara para o mercado brasileiro até o fim de 2025. 

Apostas

Entre os modelos de maior volume da Volkswagen, uma aposta praticamente certeira é que, provavelmente ainda neste ano, a fabricante deverá introduzir a linha 2024 do T-Cross com evoluções sutis. 

Assim como ocorreu no Polo e no Virtus, o SUV compacto irmão da dupla deverá ganhar retoques visuais leves na parte externa, porém o interior deve receber uma atenção especial com aprimoramentos mais significativos. 

Não são esperadas alterações técnicas ou mecânicas no portfólio do T-Cross 2024. Atualmente o SUV é comercializado com motor 1.0 turbo em seus catálogos de entrada e intermediários e oferece o 1.4 TSI na configuração topo de linha Highline. 

Outro modelo importante para a Volkswagen e que deixou saudades entre os consumidores da categoria é o Tiguan Allspace. 

Em posicionamentos recentes, a Volkswagen frisou que tem nos planos voltar a oferecer o SUV 7 lugares no país, provavelmente apenas no catálogo de apelo esportivo R-Line. 

O modelo não é comercializado no Brasil desde 2021, mesmo ano em que estreou seu facelift na Europa, o qual foi acompanhado por um salto no conteúdo de itens de tecnologia presentes no Tiguan. 

Volkswagen Tiguan Allspace 2022
Volkswagen Tiguan Allspace atualizado: retorno do SUV 7 lugares é esperado para o mercado brasileiro
Imagem: Divulgação

Talvez avançando para 2024, um forte rumor que corre nos bastidores diz respeito ao interesse da VW em oferecer no Brasil o Taos com mecânica eletrificada do tipo híbrida flex

Seria uma movimentação interessante da marca, em especial para concorrer em pé de igualdade com o Toyota Corolla Cross Hybrid, produto de ótima aceitação no país. 

Mudando o foco para as picapes, a Volkswagen deverá apresentar, no ano que vem, a atualização da Amarok produzida na Argentina. A picape média vai ganhar uma renovação visual e evoluções na parte interna e no nível de equipamentos para se manter competitiva frente às concorrentes diretas. 

A Saveiro 2024, esperada para chegar ao mercado nos próximos meses, tem nos planos um incremento interessante, no caso a oferta do câmbio automático ao menos para as versões mais caras. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Por fim, alcançando nossa sexta aposta, podemos citar um produto inédito que iria coroar a estratégia “Acelera VW” com um encerramento em grande estilo. 

Trata-se de um futuro modelo a ser produzido em Taubaté (SP) ao lado do Polo Track. 

Apurações sinalizam que o veículo em questão poderá ser um crossover pequeno, tendo porte e pensado para atuar em intervalos de preço abaixo de Nivus e T-Cross. 

Com receita semelhante ao Fiat Pulse e o futuro projeto HJF da Renault, esse crossover da VW poderia até resgatar o nome Gol, apontam algumas notícias. 

Como noticiamos, o Grupo Volkswagen prepara, por meio da divisão indiana da Skoda, um futuro crossover pequeno de baixo custo, o qual poderá ser aproveitado por outras marcas do conglomerado. 

Orientado a mercados emergentes (não por acaso está sendo desenvolvido na Índia), o projeto toma como base uma variação simplificada (denominada MQB A0 IN) da principal arquitetura modular do grupo. 

Até o momento, mesmo na Índia, não há uma previsão para a estreia desse futuro modelo, portanto sua eventual apresentação local não deverá ocorrer antes de 2025.

Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus 2023 na versão Exclusive 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou