Yaris já vende mais que Etios na estreia

Novo hatch compacto da Toyota deve terminar julho com cerca de 3 mil unidades vendidas, quase o dobro do irmão
Toyota Yaris 2019

Toyota Yaris 2019 | Imagem: Divulgação

O slogan que diz que o “brasileiro gosta de carro” foi martelado em nossas cabeças por muito tempo, mas ele poderia ser atualizado para “brasileiro gosta de carro bonito”. A prova cabal que faltava veio com o Yaris, novo compacto da Toyota.

A versão hatch, que estreou há poucas semanas, deve terminar o mês de julho beirando os 3 mil emplacamentos, número semelhante ao do Fox, por exemplo. Mas é na comparação com seu irmão de fábrica, o Etios, que o Yaris impressiona. Ele deve vender praticamente o dobro que o pouco inspirado hatch lançado em 2012 e mesmo custando bem mais.

Claro, trata-se de uma novidade no mercado que chegou praticamente sozinha, ao contrário do Etios, cuja época de lançamento coincidiu com os dois automóveis mais vendidos do Brasil atualmente, o Onix e o HB20, mas basta notar que a Toyota com o Etios não conseguiu  vender nem de perto o que agora obteve com o Yaris. Nos primeiros dois meses de vendas, o hatch acumulou pífios 2,4 mil exemplares, menos que o novo modelo conseguiu em apenas um mês.

Detalhe: em 2012, o Brasil ainda vivia um período de vacas gordas que culminaria com o recorde de emplacamentos da história. Agora, embora o mercado esteja reagindo, ainda está distante de ser chamado de “aquecido”.

Sedã no mesmo caminho?

A dois dias de fechar o mês, o Yaris hatchback havia emplacado 2.495 unidades, certamente ainda em subida de produção. O Etios, por sua vez, acumulava apenas 1.631 unidades. Obviamente, existem fatores sazonais para isso como um foco de fabricação voltado para o novo modelo e também uma certa canibalização natural – afinal muita gente que vai até a concessionária ver o Etios acaba descobrindo o Yaris.

Mas é fato que o estilo mais atraente do novo carro da Toyota está fazendo a diferença. Por mais que seja um projeto global que não incluía o Brasil inicialmente, o Yaris é bem mais próximo do gosto do brasileiro, ao contrário do Etios, projetado para países como a Índia que na época destoava mais de nosso mercado.

E o bem resolvido Yaris Sedã (que merecia ter ganhado outro nome como Vios) deve seguir o mesmo caminho. Estreando semanas depois do hatch, ele já 575 unidades emplacadas contra 1.162 do Etios sedã.

Talvez o único empecilho para o sucesso do Yaris seja a capacidade da fábrica de Sorocaba. Embora ampliada, a produção deve dar conta de cerca de 5 mil unidades/mês extras. Com a queda de vendas do Etios é possível imaginar que o Yaris possa atingir uma demanda em torno de 7 mil a 8 mil carros por mês (hatch e sedã). Algo que o Etios nunca chegou perto.

Veja também: Qual é a versão mais interessante do Yaris?

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa