4x4 é só trilha? Eventos mostram que o universo é muito mais amplo

Marcas realizam iniciativas muito interessantes para integrar o público no mundo off-road
Acima a Mitsubishi L200 Triton Sport

Acima a Mitsubishi L200 Triton Sport | Imagem: Divulgação

No último dia 4 de abril muitas marcas aproveitam a data para celebrar o universo 4x4 pegando carona na composição dos números que compõem o dia em questão. Aqui no Brasil também comemorado o Dia do Jipe.

Mas para quem pensa que ser dono de um carro 4x4 significa apenas usá-lo no trabalho em áreas mais remotas ou simplesmente como uma ferramenta de diversão para encarar algumas trilhas mais difíceis, algumas das principais marcas que atuam no segmento promovem uma série de atividades para explorar bem mais o potencial desses carros, além, é claro, de criar um estilo de vida que une os proprietários de veículos 4x4.

A Mitsubishi, por exemplo, é a marca que melhor explora esse tipo de atividade há 25 anos. A convite da marca, o Autoo participou de uma série de demonstrações sobre o que a Mitsubishi oferece para seus clientes aqui no Brasil e que, certamente, abrange um bom número de perfis de proprietários ou potenciais clientes de veículos off-road da fabricante.

A mais descontraída das atividades que a marca promove, por exemplo, é o o passeio Mitsubishi Experience 4x4, “uma vivência off-road com descontração e diversão em que os participantes podem desfrutar de belos roteiros com a companhia da família e amigos”, explica a empresa. É necessário, contudo, ser dono de um dos carros da marca e as informações podem ser obtidas no site da Mitsubishi.

Quem oferece algo semelhante é a Troller, no caso com o Passeio Troller, porém o evento é aberto não só para donos de carros da marca nacional como também proprietários de outros modelos 4x4.

Além dos passeios, existem diversas opções para quem quer levar a “brincadeira” mais a sério. No caso estamos falando dos ralis que a Mitsubishi também organiza, com provas em diferentes regiões do país. “São três tipos diferentes de ralis, de acordo com o perfil de cada participante: Mitsubishi Motorsports, de regularidade; Mitsubishi Outdoor, de estratégia, com tarefas esportivas e culturais; e a Mitsubishi Cup, o maior rali de velocidade cross-country da América Latina”.

Rali de regularidade

Como adiantamos no parágrafo anterior, em um rali de regularidade o objetivo da prova é manter-se dentro do tempo e da velocidade estipulados pela organização em cada trecho. Não é necessário ter experiência e nem carros preparados para participar da prova. A ideia é fazer os participantes seguirem uma planilha com tempos e médias de velocidades controladas, de acordo com o nível de cada categoria, que, no caso da Mitsubishi contempla quatro níveis: Turismo Light (iniciantes), Turismo (com experiência média), Graduados (experientes) e Master (bastante experientes). Assim como no caso dos passeios, a Troller também conta com um rali de regularidade, no caso a Copa Troller, que também já conta com uma reputação destacada entre os fãs desse tipo de prova.

Rali de estratégia

O rali de estratégia também é algo que pode trazer muita diversão para família e amigos, uma vez que, além de combinar o deslocamento por trilhas, faz com que os participantes também se envolvam em provas de aventura ou até mesmo culturais.

“As equipes precisam estar preparadas para enfrentar os mais variados desafios, como escalada, canoagem, trekking, mountain bike, cavalgada, trabalhos manuais, oficinas de artesanato e fotografia e até de culinária”, explica a Mitsubishi, que tem no Mitsubishi Outdoor o seu rali de estratégia oferecido aos clientes da marca.

Rali de velocidade

Aqui a “brincadeira” já é (bem) mais séria, uma vez que o chamado rali cross-country de velocidade exige veículos preparados para tal. A Mitsubishi tem em sua linha e comercializa para esse fim a L200 Triton Sport R – aqui no Brasil a Mitsubishi é a única marca que oferece veículos de competição produzidos direto na linha de montagem – bem como os demais modelos que competem nas demais categorias da Mitsubishi Cup, como o ASX RS Master, ASX RS, L200 Triton ER Master, L200 Triton ER e a já citada L200 Triton Sport R. Os veículos, segundo a Mitsubishi, podem ser adquiridos com condições especiais para os interessados em participar.

Custo

No caso dos ralis de regularidade (Mitsubishi Motorsports) e o de estratégia (Mitsubishi Outdoor), a marca não cobra inscrição, mas pede que cada carro faça a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que são doados para instituições de caridade onde cada prova é realizada. Podem participar, nas duas modalidades, os proprietários de modelos das linhas Pajero, L200, ASX e Eclipse Cross em suas versões 4x4 (de qualquer ano e modelo). As informações podem ser encontradas no site da marca

 

 

Participantes do rali de estratégia Mitsubishi Outdoor
Participantes do rali de estratégia Mitsubishi Outdoor
Imagem: Divulgação

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou