Chegamos a noticiar aqui no Autoo que a Ford avançava no desenvolvimento do novo EcoSport de uma forma global. Pois é, na medida em que os meses foram se passando a história mostrou-se um pouco diferente do que estávamos prevendo.

Na verdade, o SUV com formas mais curvilíneas que algumas agências flagraram no exterior e serviram de base para as projeções de Kleber Silva que você confere na imagem principal (clique na mesma para ampliar) nada mais é do que um modelo completamente novo e nada relacionado com o projeto de um novo EcoSport.

De acordo com a imprensa especializada europeia, a Ford vai desenvolver um SUV compacto inédito baseado na geração mais recente do Fiesta comercializado no Velho Continente para posicionar a marca de uma forma melhor na categoria. A ideia, com isso, é oferecer um modelo com uma cabine mais espaçosa e nível de acabamento superior em relação ao que o EcoSport entrega hoje em dia.

Com isso, esse futuro SUV compacto da Ford na Europa terá um visual mais arrojado, com ares de cupê, lanternas de LED, entre outros atributos que farão dele um modelo de aspecto mais refinado e dinâmico em relação ao EcoSport atual. No mercado europeu, a novidade terá como rivais modelos como o Mazda CX-3, Hyundai Kona, entre outros, todos notadamente reconhecidos pelo bom nível de acabamento e a cabine bem aproveitada.

Por falar na parte interna, ela deverá dividir com o Fiesta grande parte dos elementos e linguagem de design, compartilhando o volante, elementos do painel de instrumentos, entre outros.

Alguns rumores dão conta de que esse novo SUV deverá ser revelado ainda neste ano no Salão de Frankfurt, com o início das vendas na Europa previsto para 2020. O nome Puma é uma das possibilidades para o novo SUV, algo que poderia ser aplicado até mesmo para desvincular sua imagem de vez do EcoSport na região.

Será que o eventual Ford Puma deverá influenciar em alguma coisa a renovação do EcoSport aqui no Brasil? Vamos acompanhar com cautela os próximos passos da fabricante por aqui. Fato é que a segunda geração do EcoSport estreou por aqui em 2012 e ele precisará se mexer em breve para se manter vivo em um segmento cada vez mais competitivo. 

Projeção de Kleber Silva antecipando o SUV derivado do Fiesta para o mercado Europeu
Projeção de Kleber Silva antecipando o SUV derivado do Fiesta para o mercado Europeu
Imagem: Kleber Silva

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/