Adeus minivan: Kia Carens vira SUV de 7 lugares em nova geração

Montadora sul-coreana divulgou primeiras ilustrações do modelo, que será apresentado mundialmente no dia 16
Kia Carens 2023

Kia Carens 2023 | Imagem: Divulgação

Até que demorou bastante para a Kia ‘matar’ a velha Carens. A minivan média, que teve uma passagem apagada pelo Brasil, competia com modelos como a Zafira e os monovolumes franceses, dependendo do mercado.

Como você viu no AUTOO, a montadora sul-coreana resolveu escolher a Índia como ponto de partida da 4ª geração do modelo, que será apresentada mundialmente no dia 16. Já se suspeitava que ela teria 7 lugares e que poderia ganhar alguma influência de utilitários esportivos, mas nesta terça-feira, a Kia revelou que a nova Carens tornou-se mais um SUV.

Ou seja, nada de crossover de minivan e sim um clássico SUV de linhas bastante convencionais, mas igualmente elegantes. O Carens (devemos chamá-lo agora pelo gênero masculino no Brasil) de fato vai ganhar uma terceira fileira de assentos e ocupar um nicho acima do Kia Seltos, SUV também a caminho do nosso país.

Embora o comunicado da Kia faça um agrado ao público indiano, como se o novo Carens fosse exclusivo deles, é na verdade um projeto global, feito sob uma plataforma de baixo custo e que por isso tem tudo para ser vendido em vários outros mercados como o brasileiro.

Kia Carens 2023
Kia Carens 2023
Imagem: Divulgação

O texto perde tempo com o “marquetês” padrão das montadoras, que gostam de fazer odes de amor ao design “exclusivo, ousado, arrojado e inspirador” em vez de trazer as novidades que nos interessam.

Ainda assim ele confirma que o Carens contará com faróis de LED com luzes diurnas (DRL) e a central multimídia  “Audio Video Navigation Telematics (AVNT)” de 10,25 polegadas. O painel de instrumentos será digital de grande largura, mas não é possível compreender melhor seu desenho na ilustração.

Foco nos SUVs e modelos eletrificados

Após um período apagado no Brasil, a Kia tenta se reposicionar no mercado e para isso está investindo na ampliação do portfólio de SUVs e modelos eletrificados. A primeira novidade a chegar ao país é o crossover híbrido Stonic, enquanto o primeiro hatch elétrico EV6 acaba de ser emplacado por aqui.

Em 2022, a marca deve trazer a nova geração do Sportage e também do Niro, outro SUV. Ou seja, o Carens seria uma bela adição nessa nova fase.

Kia Carens 2023
Kia Carens 2023
Imagem: Divulgação