Audi Brasil inicia 2012 lançando o A8 L

Sedã alongado tem motor de 500 cv e muito luxo a bordo; custa R$ 625.000

Audi A8 L | Imagem: Audi

A divisão brasileira da Audi começou 2012 com o que tem de melhor. Seu primeiro lançamento na nova temporada é o A8 L, a versão alongada do sedã A8 – o L no nome do veículo é uma referência a “limusine”. É o tipo de carro em que o dono vai preferir viajar no banco traseiro, aproveitando o que modelo tem de melhor.

Os bancos na verdade são poltronas, que contam com sistema de aquecimento e resfriamento, regulagem elétrica e até massageador. Também sobre espaço, já que o veículo é 13 cm mais longo que a versão standard, com 5,27 metros de comprimento no total.

As demais medidas da “barca” também são generosas: 1,95 m de largura, 1,47 m de altura e, a grande chave para o espaço interior avantajado, os 3,12 m de distância entre-eixos. O porta-malas leva 510 litros de volume de bagagem, mas pode ter essa capacidade comprometida caso o comprador opte por equipar o veículo com um pequeno refrigerador – ele leva perfeitamente quatro garrafas de champagne.

A lista de itens ainda contém ar-condicionado digital com quatro zonas de climatização e um completo sistema de entreteminto da marca Bang & Olufsen, com leitores de CD e DVD, plugs USB e para aparelhos Apple e conexão Bluetooth para celular.

Mas o motorista também se diverte do A8 L. A versão do carro de luxo oferecida no Brasil vem apenas com a opção de motor 6.3 W12 (dois V6 lado-a-lado) de 500 cavalos de potência e 63,7 kgfm de torque máximo, que se encarregam de locomover as quase duas toneladas do carro. E rápido. Segundo a montadora, o veículo pode acelerar do 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e atingir até 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) – a transmissão é automática sequencial de 8 marchas com tração integral quattro.

Outros recursos que ajudam o condutor são os sistemas de visão noturna por infra-vermelho e o controlador eletrônico de velocidade cruzeiro adaptativo (ACC), que varia a aceleração de acordo com a distância (pré-estabelecida) do veículo à frente na via. A "brincadeira" custa R$ 625.000, na versão de entrada.

Um novo Audi a cada 15 dias

O A8 L é apenas o primeiro veículo de uma leva com mais 20 novos produtos que a marca já promoteu lançar no Brasil em 2012. Nas contas da divisão nacional da marca, um novo carro deve ser lançado em média a cada 15 dias. Já estão confirmadas a chegadas de veículos como A6 Avant, TT-RS, Q3 e o A1 Sportback.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!