Audi TT ganha versão crossover

Audi mostra em Pequim o conceito TT Offroad, um híbrido de 408 cv que pode ganhar versão de produção

A Audi resolveu misturar o DNa de seus carros com o TT Offroad | Imagem: Audi

Uma das atrações da Audi para o Salão de Pequim, que abriu as portas para o público no último domingo (20), é um conceito bem interessante, no qual a marca alemã combinou os genes esportivos do TT a um SUV compacto e o batizou de TT Offroad. Equipado com motorização híbrida, o protótipo indica de que o próximo membro da família TT possa ter um crossover.

No visual, o modelo é muito semelhante ao conceito recém apresentado pela marca Allroad Shooting Brake Concept e quanto às dimensões, o TT Offroad possui o mesmo comprimento do Q3, porém, é 8 cm mais baixo.

Quanto ao conjunto mecânico, a Audi optou por utilizar um motor turbo de 2.0 litros a gasolina de 292 cv e torque de 38,7 kgfm associado a dois elétricos (um dianteiro e um traseiro) que somam 115 cv e 27,5 kgfm. Juntos, eles entregam nada menos que 408 cv e 66,3 kgfm. Segundo a marca, protótipo vai do 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

De acordo com a empresa, em modo apenas elétrico, a velocidade máxima é de 130 km/h e a autonomia fica na casa dos 50 quilômetros. Já o consumo médio anunciado é de 52,6 km/l.

O protótipo foi desenvolvido para utilizar a tecnologia sem fio para recarga das baterias, chamada Audi Wireless Charging. O sistema requer, portanto, que uma placa com uma bobina e um inversor (ligados à energia) seja colocada no local onde o veículo fica estacionado. O processo de carga começa automaticamente quando o carro é estacionado sobre a placa. O campo magnético gerado induz uma corrente alternada de 3,3 kW através de uma bobina integrada ao veículo. A corrente é invertida e carrega as baterias.

O carregamento para automaticamente quando a bateria está completa e, segundo a Audi, leva o mesmo tempo que carregar na tomada.  A montadora afirma que sua tecnologia de carga sem fio é 90% eficiente, não é afetada por fatores climáticos e não é prejudicial a pessoas ou animais, pois o campo energético só é gerado quando o veículo estiver sobre a plataforma.

No mais, o modelo embarca tudo o que se espera de um Audi como o câmbio S Tronic de seis marchas e dupla embreagem e tração integral (porém sem sistema de transmissão entre os eixos). O TT Offroad possui rodas de 21 polegadas e um interior com quatro assentos individuais. Ao que tudo indica, uma boa aceitação do conceito determinará se ele ganha ou não uma versão de produção.