Audi TT ganha versão crossover

Audi mostra em Pequim o conceito TT Offroad, um híbrido de 408 cv que pode ganhar versão de produção

A Audi resolveu misturar o DNa de seus carros com o TT Offroad | Imagem: Audi

Uma das atrações da Audi para o Salão de Pequim, que abriu as portas para o público no último domingo (20), é um conceito bem interessante, no qual a marca alemã combinou os genes esportivos do TT a um SUV compacto e o batizou de TT Offroad. Equipado com motorização híbrida, o protótipo indica de que o próximo membro da família TT possa ter um crossover.

No visual, o modelo é muito semelhante ao conceito recém apresentado pela marca Allroad Shooting Brake Concept e quanto às dimensões, o TT Offroad possui o mesmo comprimento do Q3, porém, é 8 cm mais baixo.

Quanto ao conjunto mecânico, a Audi optou por utilizar um motor turbo de 2.0 litros a gasolina de 292 cv e torque de 38,7 kgfm associado a dois elétricos (um dianteiro e um traseiro) que somam 115 cv e 27,5 kgfm. Juntos, eles entregam nada menos que 408 cv e 66,3 kgfm. Segundo a marca, protótipo vai do 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

De acordo com a empresa, em modo apenas elétrico, a velocidade máxima é de 130 km/h e a autonomia fica na casa dos 50 quilômetros. Já o consumo médio anunciado é de 52,6 km/l.

O protótipo foi desenvolvido para utilizar a tecnologia sem fio para recarga das baterias, chamada Audi Wireless Charging. O sistema requer, portanto, que uma placa com uma bobina e um inversor (ligados à energia) seja colocada no local onde o veículo fica estacionado. O processo de carga começa automaticamente quando o carro é estacionado sobre a placa. O campo magnético gerado induz uma corrente alternada de 3,3 kW através de uma bobina integrada ao veículo. A corrente é invertida e carrega as baterias.

O carregamento para automaticamente quando a bateria está completa e, segundo a Audi, leva o mesmo tempo que carregar na tomada.  A montadora afirma que sua tecnologia de carga sem fio é 90% eficiente, não é afetada por fatores climáticos e não é prejudicial a pessoas ou animais, pois o campo energético só é gerado quando o veículo estiver sobre a plataforma.

No mais, o modelo embarca tudo o que se espera de um Audi como o câmbio S Tronic de seis marchas e dupla embreagem e tração integral (porém sem sistema de transmissão entre os eixos). O TT Offroad possui rodas de 21 polegadas e um interior com quatro assentos individuais. Ao que tudo indica, uma boa aceitação do conceito determinará se ele ganha ou não uma versão de produção.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas