Hyundai revela o ix25, seu jipinho compacto global

Com porte semelhante ao EcoSport, modelo será o SUV de entrada da marca, mas até o final do ano é 'exclusivo' para a China

Hyundai ix25: frente imponente | Imagem: Divulgação

Toda padaria que se preze tem no pão francês seu principal produto. Entre as fabricantes de automóveis, o ‘pão francês’ do momento é o SUV compacto, invenção da Ford com o EcoSport há mais de uma década mas que só recentemente se propagou por outras montadoras.

Chevrolet, Renault, Fiat, Jeep, Peugeot, Volkswagen, não há uma só marca que não veja o jipinho urbano como a saída para ver as vendas crescerem assim como as margens de lucro, afinal esse tipo de carro é essencialmente um produto simples, mas que tem preço de veículo de médio porte.

Seria então absurdo pensar que a Hyundai, atualmente a marca mais agressiva no mundo, sem o seu SUV pequeno, mas era o que ocorria até este domingo, 20. Foi somente agora que o sul-coreanos mostraram seu concorrente do segmento, o ix25.

O novo modelo estreou no Salão de Pequim, na capital chinesa, país hoje onde mais se vendem automóveis no mundo. E, para surpresa geral, foi declarado como um produto ‘exclusivo para a China’, segundo a Hyundai.

Melhor não levar à serio a afirmação da Hyundai. O ix25 é um ‘pãozinho francês’ capaz de agradar não só chineses como europeus, americanos e brasileiros, para citar apenas alguns possíveis mercados.

O visual está mais próximo do Santa Fe que do ix35, o que é o degrau seguinte na escala de SUVs coreanos. As linhas são mais retangulares do que o normal para o famoso estilo “escultura fluida”, e a frente é imponente, com um enorme para-choque acompanhado da grade trapezoidal com o logo da marca.

Apresentado como conceito, o ix25 será vendido na China até o final do ano com um motor 2.0 moderno (da série ‘Nu’), mas de potência não revelada.

Mesmo tamanho do EcoSport

A Hyundai desenhou um pequeno SUV com medidas bem próximas do EcoSport, o modelo de referência do segmento. O comprimento, de 4,27 m, é três centímetros maior que o Ford, assim como a largura, levemente superior (1,5 cm a mais). O ix25 é, sim, mais baixo (7 cm), que faz dele mais urbano que o Eco. Em compensação, a Hyundai definiu uma distância entre-eixos maior, que geralmente se traduz em mais espaço interno.

Ou seja, não há nada que torne o ix25 um produto exclusivo para os chineses. Pode mudar de nome, motor ou até algum detalhe na aparência, mas o ‘pãozinho quente’ da Hyundai vai ganhar o mundo. E isso é só uma questão de tempo.