BYD mostra uma série de novidades em Pequim, incluindo SUVs e superesportivos
Marca chinesa apresenta lançamentos em todos os segmentos, com destaque para o Yangwang U9 Xtreme
Lembra quando Elon Musk ria dos carros chineses? Pois é. O tempo passou, o mercado mudou, e a BYD chegou ao Salão de Pequim (China) desse ano com uma série de lançamentos que deixaria qualquer fabricante ocidental com o queixo no chão.
VEJA TAMBÉM:
Da família que quer só um carrinho econômico ao entusiasta que sonha com supercarro, a empresa chinesa mostrou que consegue atender todo mundo, e ainda sobrar fôlego para desafiar os gigantes do setor.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
U9 Xtreme está entre as novidades apresentadas

Imagem: Divulgação
Vamos começar pelo mais impressionante, a Yangwang, marca de luxo da BYD, colocou em produção o U9 Xtreme “The Dawn”, atualmente o carro mais rápido do mundo, com velocidade máxima de 496,22 km/h.
A mesma marca ainda apresentou o U7, sedã topo de linha, e o U8L Four-Seater Dingzang Edition, uma versão com quatro assentos (dois deles de gravidade zero) e pintura exclusiva “Ink Jade Blue”.
Esse último usa plataforma de quatro motores e uma suspensão que responde em milissegundos, a BYD compara a sensação com a de um trem de levitação magnética. Ousado, mas é o que eles dizem.
Marca de SUV que resolveu fazer sedã esportivo

Imagem: Divulgação
A surpresa da vez é da Fang Cheng Bao, outra submarca premium da BYD, construiu fama vendendo SUVs, os modelos Titanium e Leopard passaram de 50 mil unidades por mês só em 2025. Mas em Pequim, a marca apareceu com algo completamente diferente, a série Formula.
O carro é o Formula X, um conversível de duas portas com carroceria em fibra de carbono, visual inspirado num leopardo agachado antes de saltar, 19 entradas de ar no corpo e spoiler elétrico ativo na traseira.
Tração com três motores de alto desempenho, posição de dirigir chamada de “cockpit de batalha” e cinto de quatro pontos. A BYD diz que o protótipo já está 80% igual à versão que chegará às ruas em 2027.
Junto com ele vieram três versões de sedã numa plataforma de mais de cinco metros, o Formula S, o Formula SL e o Formula S GT. Os três chegam ao mercado no terceiro trimestre deste ano.
Denza Z

Imagem: Divulgação
1.000 cv e 0 a 100 em menos de 2 segundos, bem-vindo ao Denza Z. Mais uma marca do grupo BYD, trouxe esse modelo, apresentado como o primeiro “supercarro elétrico inteligente do mundo”.
Conversível, teto de lona retrátil, mais de 1.000 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos. Usa o sistema de controle de carroceria DiSus-M, tecnologia própria da BYD que gerencia a suspensão eletromagneticamente.
A série Ocean trouxe os novos Seal 08 e Sealion 08, modelos de topo com bateria Blade de segunda geração e carregamento rápido que faz a carga completa em apenas nove minutos.
Também foi apresentado o conceito Ocean-V, um SUV familiar que vira sala de cinema ou acampamento ao toque de um botão.
Yuan Plus recebeu atualizações

Imagem: Divulgação
O Yuan Plus, vendido fora da China como ATTO 3, o carro já passou de 1,1 milhão de unidades em 116 países. Em Pequim, chegou a terceira geração, e as novidades são consideráveis.
Visual renovado com lanternas 3D na traseira, teto solar panorâmico enorme e agora 39 compartimentos de armazenamento espalhados pelo carro, porta-malas de 750 litros e ainda um porta-malas dianteiro de 180 litros.
Por dentro, som com 16 alto-falantes, carregamento sem fio de 50W e um sistema de aquecimento e resfriamento embutido que usa o ar-condicionado para esquentar ou resfriar objetos dentro do carro. Na versão mais potente, são 327 cv e até 630 km de autonomia.
