Câmera, telefone... smartphones também vão virar a chave do carro!

BMW, em parceria com a Apple, introduz a chave digital para seus modelos
BMW Digital Key

BMW Digital Key | Imagem: Divulgação

Nos últimos anos os smartphones acabaram tomando um papel central em nossa rotina. Indo bem além da função para a qual foram criados, os celulares modernos não só realizam chamadas telefônicas como nos oferecem câmeras excelentes, podem armazenar os dados de nosso cartão de crédito e cumprir a função de uma “carteira virtual” e até nos ajudam a pedir comida.

No que depender da BMW e da Apple, o próximo passo para os aparelhos celulares é o de tornarem-se também a chave do carro.

Na edição mais recente de sua conferência de desenvolvedores, a Apple anunciou que a BMW se tornará a primeira fabricante a permitir que os donos de seus carros possam usar um iPhone como a chave do carro. Na montadora alemã, o recurso será chamado BMW Digital Key.

Segundo a BMW, praticamente toda a gama, desde o Série 1 até o Z4, contará com o recurso da chave digital, porém somente em unidades produzidas a partir de 1º de julho deste ano e comercializadas, em um primeiro momento, em 45 países. Serão compatíveis com o BMW Digital Key tanto o iPhone XR como o XS ou exemplares mais recentes. O relógio inteligente Apple Watch Series 5 e as evoluções do dispositivo também poderão funcionar com a nova tecnologia.

A BMW e a Apple integram um consórcio chamado CCC (Car Connectivity Consortium) que integra outras fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia para melhorar a segurança do sistema de chave digital, padronizar seu funcionamento e melhorar a experiência de uso do público. A chave digital de especificação 2.0 que vai figurar nos carros da BMW foi lançada em maio deste ano e utiliza a tecnologia NFC para promover a troca de informações entre o carro e o aparelho celular. Uma evolução do sistema, baseado na tecnologia Ultra Wideband, já está sendo finalizada e deve estrear em breve.

Os donos de modelos da BMW aptos a receber a chave digital deverão realizar os ajustes do sistema por meio do BMW Smartphone App, sendo que o proprietário do automóvel poderá criar cinco chaves diferentes para seus familiares e amigos autorizados a utilizar o carro. Essas chaves ainda poderão ser configuradas, restringindo, por exemplo, a velocidade máxima que o carro pode atingir, potência do motor, volume do sistema de som, entre outros itens mais sensíveis. No iPhone, o gerenciamento do BMW Digital Key será feito pela Apple Wallet.

Para evitar que o usuário não consiga acessar o carro caso a bateria do iPhone acabe, a BMW explica que os smartphones que contarem com a chave digital ativa terão uma reserva de emergência na bateria para que o sistema possa continuar operando por até cinco horas, mesmo que o celular esteja desligado. 

Procurada pelo Autoo, a BMW informou que a introdução da chave digital nos modelos vendidos no Brasil "está em estudo, mas sem uma expectativa de prazo". 

BMW Digital Key
BMW Digital Key
Imagem: Divulgação