Car of the Year 2020: novos Corolla e 208 estão entre os finalistas

Prêmio europeu elegeu os principais concorrentes para a competição de melhor carro da Europa no próximo ano
Toyota Corolla 2020

Toyota Corolla 2020 | Imagem: Divulgação

A associação que realiza o prêmio Car of the Year, ou carro do ano em inglês, para o continente europeu anunciou os sete finalistas da competição para 2020. Entre eles estão modelos conhecidos dos brasileiros, como a nova geração do Toyota Corolla. O vencedor será anunciado em fevereiro do ano que vem.

Além do Corolla, a nova geração do Peugeot 208 também está entre os finalistas para ser eleito o carro do ano europeu de 2020. A novidade da marca de origem francesa já foi flagrada rodando no Brasil com camuflagens e pode chegar por aqui também no próximo ano. Ele compartilha a plataforma com o novo Corsa, feito pela Opel e, por isso, o hatch da marca alemã não tem planos de ser oferecido em nosso mercado.

Os demais cinco finalistas do prêmio são a nova geração do BMW Série 1, que acabou de chegar nas lojas brasileiras, o recém-lançado crossover Ford Puma, o novo Renault Clio e dois carros totalmente elétricos: Porsche Taycan e Tesla Model 3.

Vale ressaltar que a grande participação de modelos elétricos ou com alguma possibilidade de eletrificação não é novidade na Europa, pois, em 2019, o vencedor foi o Jaguar I-PACE. Até mesmo o Toyota Corolla tem opção híbrida e o Peugeot 208 oferece no Velho Continente uma variante 100% elétrica.

O comitê organizador do Car of the Year é formado por publicações de sete países europeus, sendo elas a Auto (Itália), Autocar (Reino Unido), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), L’Automobile Magazine (França), Stern (Alemanha) e Vi Bilägare (Suécia).

São ao todo 60 jurados que darão seus votos na premiação, representando publicações de 23 países europeus, sendo que os sete países organizadores têm mais jurados que os demais. Para entrar na premiação, o modelo tem que ter iniciado suas vendas na Europa em um período de até 12 meses até o fechamento das inscrições.

Peugeot 208 2020
Peugeot 208 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!