Novo Clio, que deve chegar ao Brasil, é antecipado na Europa

Modelo tem como uma das premissas do projeto entregar mais espaço interno
Renault Clio 2019

Renault Clio 2019 | Imagem: Divulgação

Depois de mostrar o interior, chegou a vez da Renault pegar todo mundo de surpresa e antecipar completamente o visual da quinta geração do Clio, modelo que será lançado no Salão de Genebra, em março deste ano.

É importante ficarmos de olho na nova geração do Clio porque, aqui no Brasil, o hatchback deverá voltar a ser oferecido em nosso país como o sucessor do Sandero. A Renault conta com uma nova estratégia global de reforçar sua marca nos países onde atua e deverá se tornar “menos Dacia” aqui no Brasil e demais mercados.

A estratégia da Renault para lançar o novo Clio no Brasil, como antecipamos, deverá pegar carona na mesma solução para a nacionalização do Captur, ou seja, aproveitar a plataforma mais simples que hoje sustenta os projetos de Logan, Sandero e Duster e adaptá-la para o novo Clio nacional. De qualquer forma, teremos um carro com visual, acabamento e nível de tecnologias superiores ao Sandero, hatch compacto que nasceu para ser barato.

Segundo dados preliminares da Renault, o Clio em sua quinta geração ficou 14 mm mais curto, porém atinge 4,04 m de comprimento e tem 1,79 m de largura. Um Sandero atualmente produzido no Brasil oferece 4,06 m de comprimento. A Renault destaca, contudo, que em sua quinta geração o Clio oferece um interior mais espaçoso, algo fundamental para que a marca não perca clientes do Sandero aqui no Brasil, já que esse é um atributo fortemente vinculado ao hatch projetado pela Dacia.

Na parte externa (clique na foto principal para acessar a galeria), o novo Clio conta com um visual mais esportivo e “atlético”, com destaque para a interessante solução do prolongamento lateral dos faróis para acomodar a iluminação diurna por LED. O conjunto formado pelo capô, além do para-choque e da grade frontal criam uma sensação de grande robustez ao hatch.

A Renault acrescenta que a altura do novo Clio em relação à quarta geração foi reduzida em 30 mm (passou para 1,44 m) com o objetivo de obter ganhos aerodinâmicos maiores. Em conjunto com as rodas de liga leve que podem ter aro 17” dependendo da versão, a ideia, pelo menos no vídeo de divulgação antecipado pela marca, é de um modelo bem mais rente ao chão do que estamos acostumados. Pela condição longe da ideal em termos de manutenção de nossas ruas e avenidas no Brasil, é bem possível que a altura no futuro Clio nacional não seja muito baixa.

Outra característica de sofisticação no projeto do novo Clio é que todo conjunto de iluminação do modelo é em LED, uma garantia de melhor eficiência e maior durabilidade. A ideia, com o reforço de vários elementos cromados na parte externa, o uso de uma antena fina do tipo “tubarão”, entre outros, é “modernizar o exterior e aumentar a qualidade percebida”, nas palavras da Renault.

Como notamos na parte interna, o Renault Clio de fato subiu consideravelmente de nível, como nos mostra sua generosa central multimídia, recursos como o painel de instrumentos digital, e um cuidado maior nos materiais e opções de personalização do interior.

Levando em consideração que a Renault ainda precisa lançar no mercado brasileiro o facelift para a dupla Logan e Sandero – que deverá trazer consigo a nova opção de conjunto mecânico do motor 1.6 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT – ainda deverá levar um bom tempo para o projeto do novo Clio nacional ganhar nossas ruas. A Renault não pode demorar muito, contudo, já que além do novo VW Polo nas ruas há um bom tempo, a concorrência vai se mexer neste ano com a estreia do novo Chevrolet Onix e o facelift do Hyundai HB20. A próxima geração do Peugeot 208, que será fabricada na Argentina, também deverá ser lançada por aqui no início da próxima década.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!