Carro mais econômico do Brasil é híbrido

Segundo o InMetro, Ford Fusion Hybrid roda em média 13,4 km/l, desempenho superior ao de compactos nacionais com motor 1.0

Ford Fusion Hybrid | Imagem: Divulgação

O InMetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou os resultados da nova bateria de testes do programa de etiquetagem veicular realizada com 23 carros de quatro marcas, que se voluntariaram ao teste.

Considerando todas as opções de motorização disponíveis no País, curiosamente o Ford Fusion Hybrid é o carro que mais poupa combustível do Brasil. O modelo, equipado com o propulsor 2.5 16V movido apenas a gasolina conseguiu fazer 13,8 km/l em percurso urbano e 13,1 km/l na estrada, números alcançados graças à ajuda do motor elétrico.

Logo em seguida, vem o novo Fiat Uno Economy 1.4 que, usando gasolina, percorreu 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada e 8,9km/l e 10,7 km/l usando etanol e rodando nas mesmas condições. Fechando os cinco primeiros lugares estão Mille, Toyota Etios hatch com motor 1.3 e 1.5 e o Volkswagen Gol Ecomotion da quarta geração.

Veja alguns dos modelos melhores classificados pelo InMetro em nossa galeria:

O Honda Civic se saiu melhor que o Toyota Corolla e o Renault Fluence na categoria de sedãs médios, enquanto isso o novo EcoSport com motor Sigma 1.6 16V se mostrou mais eficiente que sua geração anterior equipado com o motor 1.6 8V.

Metodologia de avaliação

Como o consumo de combustível varia de motorista para motorista, seja pelo modo de condução ou pelas condições climáticas ou do asfalto, o método de medição utilizada pelo instituto consiste em testar os carros em laboratório sob condições padronizadas e repetitivas.

Veja abaixo tabela com os modelos que obtiveram resultado A no Programa Brasileiro de Etiquetagem:

Modelo Consumo urbano Consumo rodoviário Classificação
  Etanol Gasolina Etanol Gasolina  
Ford Fusion Hybrid   13,8 km/l   13,1 km/l A
Novo Fiat Uno 1.4 8,9 km/l 12,7 km/l 10,7 km/l 15,6 km/l A
Fiat Mille 1.0 8,7 km/l 12,5 km/l 10,4 km/l 15,2 km/l A
Toyota Etios 1.3 16V 8,5 km/l 12,5 km/l 9 km/l 13,4 km/l A
Toyota Etios 1.5 16V 8,5 km/l 12,4 km/l 8,9 km/l 13,4 km/l A
VW Gol Ecomotion 1.0 8,4 km/l 12 km/l 9,8 km/l 14,1 km/l A
Toyota Etios Sedan 1.5 16V 8,4 km/l 11,9 km/l 9,3 km/l 14 km/l A
Fiat Siena Fire 1.0 8,2 km/l 12 km/l 9,8 km/l 14,1 km/l A
Honda Fit 1.4 16V 8,1 km/l 11,8 km/l 9,2 km/l 13,3 km/l A
Renault Logan 1.0 16V 8 km/l 12,1 km/l 8,8 km/l 13 km/l A
Renault Sandero 1.0 16V 8 km/l 12,1 km/l 8,8 km/l 13 km/l A
Novo VW Gol Bluemotion 1.0 8 km/l 11,8 km/l 10,1 km/l 14,9 km/l A
Peugeot 207 Blue Lion 1.4 8V 7,8 km/l 11,6 km/l 10 km/l 15 km/l A
Novo VW Gol 1.0 7,7 km/l 11,6 km/l 9,6 km/l 13,9 km/l A
VW Voyage 1.0 7,7 km/l 11,6 km/l 9,6 km/l 13,9 km/l A
Citroën C3 1.5 8V 7,5 km/l 11,9 km/l 9,3 km/l 14,7 km/l A
Citroën DS3 THP 1.6 16V Turbo   11,3 km/l   14,4 km/l A
VW Polo Bluemotion 1.6 7,4 km/l 10,8 km/l 10,5 km/l 15 km/l A
Volkswagen Saveiro 1.6 8V 7,3 km/l 10,7 km/l 8,5 km/l 12,3 km/l A
Honda Civic 1.8 16V 7,3 km/l 10,5 km/l 10 km/l 13,4 km/l A
Toyota Corolla 1.8 16V automático 7,1 km/l 10,5 km/l 9,1 km/l 13,3 km/l A
Toyota Corolla 1.8 16V manual 7 km/l 10,2 km/l 9,6 km/l 13,5 km/l A
Ford EcoSport Sigma 1.6 16V 7 km/l 10,2 km/l 8,4 km/l 12,2 km/l A
Renault Fluence 2.0 16V 6,8 km/l 10,2 km/l 9,2 km/l 14,1 km/l A
Renault Kangoo 1.6 16V 6,1 km/l 9 km/l 7,4 km/l 10,9 km/l A
Renault Duster 2.0 16V 4x4 6,1 km/l 8,9 km/l 7,2 km/l 10,2 km/l A
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