A indústria automobilística brasileira já fala com orgulho que o país é hoje o 4º maior mercado mundial, atrás apenas de China, Estados Unidos e Japão, mas se tivéssemos as mesmas condições de compra dos consumidores desses países, as vendas certamente seriam muito superiores às atuais.

A combinação de uma carga tributária abusiva, somada a uma boa margem de lucro das montadoras têm transformado o carro nacional num produto extremamente caro a ponto de modelos mais sofisticados, importados de países asiáticos e europeus, chegarem com preços competitivos ao país, mesmo com a alíquota de importação de 35% e os custos com frete.

Uma prova disso é que o brasileiro, em média, precisa trabalhar quase nove vezes mais que o americano para pagar um Honda Civic LXS automático. O modelo é fabricado em ambos os países e foi escolhido nessa comparação por possui características praticamente idênticas, algo um tanto raro. Porém, enquanto o exemplar nacional custa R$ 70 830 – cerca de US$ 39 300 -, o Civic fabricado nos EUA sai por apenas US$ 19 715, ou seja, metade do preço do brasileiro.

Poder de compra muito inferior

A situação já soaria absurda se as duas nações possuíssem renda per capita semelhante, mas é justamente esse abismo econômico que agrava a condição do cliente brasileiro. Em média, um americano ganha US$ 46 400 por ano, segundo o Banco Mundial. Já cada habitante brasileiro consegue somar apenas US$ 10 400 anualmente.

Com essa renda média, é preciso trabalhar 1 380 dias para pagar um Civic brasileiro. Já o americano, em média, necessita de apenas 155 dias de seu rendimento para quitar a aquisição do Honda vendido no seu país.

Obviamente, a classe média brasileira é muito menos expressiva que a americana – para citar um exemplo, nós consumimos 50 mil Civics em 2009 enquanto os EUA, cerca de 260 mil, mesmo com a crise -, mas o fato de o sedã da Honda ser considerado um carro médio aqui e compacto lá já denota a tremenda distorção que existe no mercado brasileiro. Se um Civic, Corolla ou qualquer outro carro equivalente custasse cerca de R$ 37 mil quantas unidades não teriam sido vendidas no ano passado?

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/