Carro que gera próprio combustível vem ao Brasil

Conceito Renault Jumper é construído com plástico reciclado de garrafa PET e tem painéis solares

Renault Sand Jumper Concept | Imagem: Renault

Imagine ter um automóvel que pode andar sem precisar parar para reabastecer. O designer português Luís Fonseca, que trabalha na Renault, já pensou nisso e até construiu um protótipo de sua ideia revolucionária, o conceito Sand Jumper. O veículo foi um dos destaques da marca francesa no Salão de Paris de 2010 e desta fará uma incursão pelo Brasil para participar da feira “Show do Amanha”, que será realizado neste mês nas cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (SP).

Para rodar sem abastecer, o Sand Jumper gera o seu próprio combustível, no caso eletricidade. O veículo possui uma “pintura solar”, que inclui nano-painéis solares que absorvem a energia da luz, e as rodas tem uma tecnologia especial que produz eletricidade a partir de células que absorvem o calor. Se faltar luz, o veículo ainda conta com a energia extra armazenada em baterias de lítio.

Veja mais: BMW cria garagem de recarga para carros elétricos

O conceito possui quatro motores elétricos (sem potência especificada), um para cada roda. O Sand Jumper é, portanto, um veículo com tração integral, o que vai de acordo com a proposta recreativa do veículo. Outra parte interessante do projeto é sua carroceria e interior construídos com materiais recicláveis, como o plástico de garrafas PET. Já os faróis têm iluminação adaptativa, que varia de acordo a luz ambiente (ou falta de luz) para poupar energia. Se por algum motivo a eletricidade acabar, o carro vem com um sistema de recarga que repõe as baterias em 90 minutos.

O evento onde o carro será exposto será montado em uma tenda inflável com cerca de 900 m², estrutura de apresentação que também esteve neste ano em mostras em Portugal, Espanha e Polônia. Após as exibições no Brasil, a feira ainda passará pela Alemanha, Angola, Moçambique e Bahamas.

O Show do Amanhã dura quatro, sendo os dois primeiros exclusivos para convidados que podem se inscrever pelo site do evento, e os demais são abertos ao público.

Programação:
 
Show do Amanha no Rio de Janeiro
Quando: de 16 a 18 de Julho de 2014
Horários: Dia 16 de 18h30 a 20h30 (cerimônia de abertura, para convidados)
Dia 17 de 10h a 16h (seminário e apresentações corporativas, para convidados)
Dia 18 de 10h a 18h (apresentações abertas ao público – entrada franca)
Local: Espaço Lagoon
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1.424 - Estádio de Remo da Lagoa – Leblon
 
Show do Amanha em São Paulo
Quando: de 28 a 30 de Julho de 2014
Horários: Dia 28 de 18h30 a 20h30 (cerimônia de abertura, para convidados)
Dia 29 de 10h a 16h (seminário e apresentações corporativas, para convidados)
Dia 30 de 10h a 18h (apresentações abertas ao público – entrada franca)
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av.Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, S/Nº - Santo Amaro