Chevrolet lança seu ''Onix Fire''

Onix e Prisma estreiam nova versão de entrada Joy com visual pré-facelift
Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017 | Imagem: Divulgação

Depois de estrear o novo visal na dianteira e na traseira na linha 2017 de Onix e Prisma, a Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (5) a nova versão de entrada Joy para o hatch e o sedã compacto. Assim como receita que ficou consagrada com a Fiat e seu Palio Fire, a Chevrolet manteve a cara antiga dos dois modelos como uma forma de diferenciar a nova opção. Algo um tanto quanto questionável, uma vez que dá a ideia de ser um modelo inferior.

De qualquer forma, o Onix e Prisma Joy contam com os principais atributos que estrearam na linha 2017, com destaque para o motor 1.0 revisado, que agora atende pelo nome de SPE/4 ECO. Com pistões, bielas, anéis e até o tipo do óleo utilizado alterados, a Chevrolet comemora o feito do Onix se tornar o 1.0 aspirado mais econômico do mercado, registrando parciais de 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol. Utilizando gasolina os números sobem para 12,9 e 15,3 km/l, respectivamente. Mesmo assim, os valores ainda estão longe do Peugeot 208 1.2, por exemplo, que alcança até 15,1 km/l em trechos urbanos e 16,9 km/l na estrada com gasolina.

O motor 1.0 também ganhou um novo módulo eletrônico que, segundo a Chevrolet, é 40% mais rápido. O sistema de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas também foi aprimorado. Quando trabalha apenas com etanol, o 1.0 SPE/4 ECO entrega 80 cv de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Segundo testes da Chevrolet, o Onix Joy acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge 167 km/h de velocidade. Já o Prisma Joy, por sua vez, tem desempenho um pouco melhor cumprindo a mesma prova de aceleração em 13,3 segundos e seguindo até 172 km/h de velocidade máxima.

Assim como as demais versões de Onix e Prisma, a opção de entrada Joy nas duas carrocerias também conta com direção elétrica de série e o câmbio manual que agora passa a contar com 6 marchas. Ainda figuram na lista de equipamentos de série equipamentos como ar-condicionado, travas e vidros elétricos e os alertas de mudança de marcha e baixa pressão dos pneus. O painel digital conta com iluminação em tons de branco e laranja. O interior conta com tonalidade preta e detalhes em cinza.

Até mesmo por se tratar de uma versão de entrada, uma tecla que certamente a Chevrolet vai destacar contra os rivais é a oferta do sistema OnStar, que passou a contar com o serviço de diagnóstico para alguns sistemas do carro. O recurso, contudo, poderá ser utilizado por um ano em cortesia, sendo que logo depois será necessário pagar pela conveniência.

O Chevrolet Onix Joy será tabelado em R$ 38.990, enquanto o Prisma Joy chegará às lojas por R$ 42.990. Confira abaixo mais imagens dos dois modelos: 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!