Chevrolet Trailblazer nacional pode sair de linha em 2023, antecipa site norte-americano

GM, contudo, já está trabalhando em um modelo de proposta semelhante; saiba mais
Chevrolet TrailBlazer 2021

Chevrolet TrailBlazer 2021 | Imagem: Divulgação

Modelo que hoje disputa mercado com Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport, entre outros utilitários esportivos 7 lugares com a robusta combinação de carroceria sobre chassi, o Chevrolet Trailblazer pode deixar de ser produzido no Brasil no médio prazo.

Apesar de recentemente atualizado, uma reportagem publicada nesta semana pelo norte-americano GM Authority dá conta de que a Chevrolet pode descontinuar o modelo hoje produzido em São José dos Campos (SP) em 2023. A informação, de acordo com o site, partiu de fontes da montadora que explicaram à publicação não estar nos planos um substituto direto para o Trailblazer em nossa região.

Chevrolet TrailBlazer 2021
Chevrolet TrailBlazer 2021
Imagem: Divulgação

Vale a pena destacarmos que, nos últimos meses, a GM optou por se retirar de alguns mercados onde o Traiblazer também era oferecido, entre eles a África do Sul, Rússia, Sudeste Asiático e Austrália, onde o “nosso” Trailblazer era comercializado como o Holden Colorado 7.

Assim como a atual S10 produzida no Brasil, o Trailblazer deriva da mesma plataforma 31XX e, considerando que o SUV seria produzido apenas no Brasil após as mudanças estratégicas globais da marca, talvez não justifique por parte da GM o investimento maciço para renovar o modelo apenas para nossa região.

A bem da verdade, como relembra o GM Authority, a fabricante norte-americana até cogitou investir em uma nova arquitetura, chamada 32XX, que seria utilizada para criar um genuíno SUV robusto concorrente de modelos como o Ford Bronco, porém a companhia cancelou o investimento. Tanto é que a próxima geração da Chevrolet Colorado, picape média que serve como referência para a S10 nacional, será baseada na plataforma 31XX-2, que nada mais é do que a arquitetura atual com alguns aprimoramentos. Nos EUA, a picape é esperada para estrear em 2022 como linha 2023.

Voltado ao Trailblazer, o GM Authority apurou com suas fontes que o atual Chevrolet Blazer, SUV oferecido hoje em dia nos EUA, China e Coréia do Sul, poderia ser um sucessor para o modelo por aqui, uma vez que eles são equivalentes em dimensões e também traz uma variante com tração integral. O modelo começou a ser vendido nos EUA em 2019 e conta com uma variante 7 lugares na China. A produção do Blazer no México (Ramos Arizpe) certamente figura como um facilitador para essa estratégia.

Em paralelo, como já noticiamos aqui no Autoo, está nos planos da Chevrolet a produção local de um SUV 7 lugares, provavelmente para concorrente com o futuro modelo nacional da Jeep de mesma proposta, bem como uma picape compacta-média rival da Fiat Toro. Certamente o SUV em questão, provavelmente com carroceria monobloco, seria um outro interessante sucessor para o Traiblazer nacional.

Chevrolet Blazer 2019
Acima o Chevrolet Blazer norte-americano
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!