Citroën confirma lançamento do C4 Cactus no Brasil

Primeiro SUV nacional da marca chegará ao mercado na virada do ano, revelou marca
Citroën C4 Cactus 2018

Citroën C4 Cactus 2018 | Imagem: Divulgação

Durante coletiva de imprensa durante a abertura do Salão de Genebra, na Suíça, a presidente mundial da Citroën Linda Jackson confirmou o lançamento do SUV C4 Cactus no Brasil ainda no primeiro semestre de 2018 - já a filial brasileira, em sua versão do comunicado divulgada mais tarde, prometeu o carro no segundo semestre.

O novo modelo será fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro, como antecipou o Autoo, e exportado para a região. O modelo terá diferença em relação ao C4 Cactus europeu: “será equipado com recursos específicos que respondam às expectativas dos clientes sul-americanos”, explica a PSA em comunicado nesta terça-feira (06).

Para quem não conhece, o C4 Cactus é um SUV compacto de design diferenciado e que acabou de receber uma reestilização bem sucedida. O modelo e seus protótipos já circulam pela região há tempos mas apenas recentemente a Citroën decidiu lançá-lo na América Latina.

O Autoo acredita que a marca francesa deverá equipá-lo com o motor 1.6 THP (turbo com injeção direta) e transmissão automática para competir onde hoje estão o Honda HR-V e o Jeep Renegade mais equipados. Ou seja, é provável que o novo SUV fique numa faixa de preços em torno de R$ 100 mil, afinal seu “primo” Peugeot 2008 com o mesmo pacote técnico custa hoje R$ 90 mil.

A chegada do C4 Cactus marca o fim de hiato de quase seis anos sem que a Citroën lançasse algum modelo nacional inédito. Foi em 2012 que a montadora introduziu no mercado brasileiro a segunda geração do hatch compacto C3 e desde então apenas veículos importados foram lançados no Brasil como o sedã C4 Lounge.

Por falar nele, o sedã médio de vendas modestas será apresentado à imprensa em evento na Argentina (local de sua produção) nos dias 13 a 15 de março. Com novo visual e equipamentos, o C4 Lounge deve começar a ser vendido no Brasil em abril.