Citroën confirma motor 1.6 THP no C4 Cactus nacional

SUV fabricado no Brasil também contará com pacote avançado de assistentes de condução
Citroën C4 Cactus 2018

Citroën C4 Cactus 2018 | Imagem: Divulgação

Aos poucos a Citroën vai revelando detalhes do C4 Cactus que será produzido em Porto Real (RJ), modelo que deverá trazer um sopro de novidade para a gama da marca francesa em nosso país.

A notícia desta segunda-feira (28) é que a Citroën confirmou a presença do motorização 1.6 THP, com turbo e injeção direta, figurando abaixo do capô do SUV. O motor, como já era esperado, fará uma combinação com o câmbio automático de 6 marchas. A dupla também está presente em outro modelos da marca, como o sedã C4 Lounge e também na gama Peugeot como o 3008 e o 5008 comercializados aqui.

Se sabe que o 1.6 THP aplicado no C4 Cactus nacional será flex e entregará até 173 cv e 24,4 kgfm com etanol. Com isso, a Citroën espera que seu SUV torne-se “uma nova referência de comportamento dinâmico em seu segmento, oferecendo uma condução ágil, equilibrada e segura”. De fato, graças ao turbo, o torque oferecido pelo motor 1.6 THP é bem generoso e deve conferir ao C4 Cactus boas respostas ao volante.

Outra notícia animadora envolvendo o C4 Cactus nacional é que ele contará – muito provavelmente em suas versões topo de linha – com o pacote de assistentes de condução ADAS (Advanced Driver Assistance System), presente em modelos mais sofisticados das gamas Peugeot e Citroën.

O ADAS contempla recursos como o sistema de frenagem de emergência com alerta de colisão, alerta de saída da faixa de rodagem e o detector de fadiga. Um recurso complementar (Coffee Break Alert) também alerta o motorista para realizar uma parada após dirigir por duas horas em velocidades superiores a 70 km/h.

Pelo menos na Europa, onde o C4 Cactus é classificado pela própria Citroën como um hatchback, o modelo conta com 2,60 m de entre-eixos e 4,15 m de comprimento, com um porta-malas capaz de transportar 358 litros de bagagem. Como comparação, um Honda HR-V conta com 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e oferece porta-malas com 437 litros.

Logo, é certo esperar que a Citroën posicione o C4 Cactus entre os SUVs compactos com preços na faixa dos R$ 90.000 a R$ 100.000, caso só opte por colocar o C4 Cactus com motorização 1.6 turbo em sua linha de montagem carioca. O C4 Cactus deverá ser lançado ainda neste ano e, no início de 2019, deverá encontrar a concorrência do Volkswagen T-Cross.