Classe C e Passat estão entre os finalistas do Carro do Ano na Europa

Realizada por uma revista britânica, premiação vai anunciar vencedor às vésperas do Salão de Genebra

VW Passat 2015 | Imagem: VW

A premiação europeia Car of the Year, realizada pela revista britânica Autocar, revelou os finalistas da edição de 2015. A lista inclui sete modelos, a maioria deles ainda distantes do mercado brasileiro, que serão avaliados por um júri composto por 58 jornalistas especializados, representando 22 países do continente europeu. O vencedor vai ser anunciado apenas no dia 4 de março de 2015, nas vésperas da abertura do Salão de Genebra.

A classificação deste ano traz o novo BMW Série 2 Active Tourer, Citroën C4 Cactus, Ford Mondeo, Mercedes-Benz Classe C, Nissan Qashqai, Renault Twingo e Volkswagen Passat. Destes, apenas o sedã da Mercedes já está sendo oferecido no Brasil, enquanto o monovolume da BMW deve chegar nos próximos meses. O sedã da Volkswagen é esperado para o segundo semestre de 2015 e o Citroën C4 Cactus ainda é uma incógnita.

A lista incluía 31 modelos, como a terceira geração do Audi TT, o novo crossover esportivo Macan, da Porsche, e a nova versão do Smart Fortwo.

O vencedor da edição de 2014 foi o novo Peugeot 308, que registrou 307 pontos, uma boa vantagem em relação ao BMW i3, segundo colocado com 223 pontos. O hatch médio da marca francesa deve ser lançado por aqui no ano que vem, para se posicionar em um patamar acima da geração atual (que continuará sendo vendido), com preço na casa dos R$ 80 mil.