A Fiat sempre foi uma das marcas que mais exploraram o conceito aventureiro de seus carros. Desde a pioneira Palio Adventure, há quase 20 anos, a montadora lança versões com visual off-road de seus principais mesmo que a maior parte delas tenha só uma conotação visual.

Por essa razão até que demorou para que o hatch Argo ganhasse sua roupagem aventureira. Mas a versão Trekking está prestes a chegar ao mercado, no final deste mês, como você já soube no Autoo.

A Fiat, no entanto, está soltando informações aos poucos e após liberar a primeira imagem oficial do modelo agora divulgou um curto vídeo que traz mais detalhes do Argo Trekking.

Nele é possível ver que o modelo terá pneus de uso misto Scorpion ATR, da Pirelli, o que denota algum preparo básico para rodar em pistas de terra como a suspensão elevada. Mas no geral, o Argo aventureiro pretende conquistar pelo seu estilo jovial com apliques na carroceria, rack no teto, spoiler traseiro e detalhes já esperados dessas versões como capa dos retrovisores na cor preta ou faróis com máscaras negras.

Na única foto oficial, é possível notar uma semelhança intencional com o Jeep Compass, membro da família FCA e um dos SUVs mais procurados no mercado.

O interior, ainda inédito, certamente deve repetir a aplicação do logo Trekking e o simpático símbolo com os triângulos sobrepostos nos bancos, painel e em algum outro ponto visível para os ocupantes.

Mais imagem que vendas

A versão Trekking dispensa o motor 1.8 para usar o mais equilibrado 1.3 Firefly e espera-se que haja uma opção automática em algum momento. O pacote de equipamentos certamente incluirá a maior parte dos itens nobres do Argo como controle de tração e estabilidade, central multimídia e auxílio de estacionamento, por exemplo.

Mas será que com tantos SUVs no mercado e mesmo os modelos nascidos como aventureiros como o Tiggo2 ou o T40 o público busca uma versão aventureira de um hatch compacto?

Se depender dos seus concorrentes diretos, a resposta é um talvez. Tanto Onix quanto HB20 tem suas versões aventureiras Activ e HB20X e elas respondem por cerca de 10% dos emplacamentos. Não é um número alto, mas significativo sobretudo porque aqui não se trata apenas de vender a versão propriamente dita, mas sim inspirar mais consumidores a levar um Argo para casa, seja ele Trekking ou mesmo o basicão 1.0. Se conseguir isso, a Fiat já se dará por satisfeita, com certeza.

O Argo Trekking será lançado nos dias 23 e 24 e o Autoo estará presente no evento.

Chevrolet Onix Activ 2017
A versão Activ responde por 10% das vendas do Onix
Imagem: Divulgação

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/