Com ''conceito de alfaiataria'', TAC Stark 2018 chega ao mercado

Jipe nacional conta com melhorias estruturais; marca promete investimentos
TAC Stark 2018

TAC Stark 2018 | Imagem: Divulgação

Marca que permanece a única do mercado com capital inteiramente brasileiro, a TAC Motors reuniu a imprensa especializada nesta quarta-feira (23) para anunciar a estreia do Stark 2018, único modelo comercializado pela empresa até o momento.

Basicamente o Stark 2018 segue com a mesma concepção do projeto original, que chegou às ruas em 2009, recebendo alguns reforços estruturais.

Desenvolvido sob a premissa de entregar o melhor desempenho possível no uso off-road, o Stark conta com estrutura tubular de aço carbono e carroceria com painéis de fibra de vidro, o que ajuda na redução de peso e na reparabilidade do modelo.

Outro ponto que ajuda a manutenção do Stark é o fato dele usar somente componentes fabricados no Brasil e oriundos de grandes sistemistas como Eaton, Dana, dentre outros. Com isso, o Stark é praticamente montado na fábrica da TAC Motors atualmente em Sobral (CE).

Com porte e proposta iguais às do Troller, o Stark se destaca pela robustez mecânica. O jipe conta até mesmo com 8 amortecedores, com um par por roda, para melhorar a aderência em caminhos mais severos.

O motor segue o 2.3 16V turbodiesel fornecido pela FPT (Fiat Powertrain Technologies) e produzido no Brasil, que entrega 127 cv de potência a 3.600 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. Em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas, a TAC Motors anuncia um consumo na casa de 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Com tanque de combustível para 70 litros, o Stark entrega uma boa autonomia, característica interessante valorizada entre os jipeiros. O sistema de tração, como não poderia ser diferente, contempla um sistema 4x4 com reduzida que pode ser aprimorado com sistema de duplo bloqueio, dentre outros recursos de acordo com a demanda do cliente.

Em sua versão Black Cover, o TAC Stark 2018 custa R$ 115.000 e sai de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve, dentre outros recursos. Se a ideia é realizar um uso mais extremo do Stark, a fabricante oferece uma série de recursos que podem ser acrescentados ao modelo como snorkel, base para guincho, rack, dentre outros. Até mesmo teto solar e volante revestido em couro podem ser colocados originalmente no modelo. Completo, o Stark 2018 pode atingir cerca de R$ 130.000 dependendo da configuração escolhida pelo interessado. O valor do Stark equipado é próximo ao de um Troller básico, portanto podemos dizer que o preço do modelo é competitivo dentro do nicho de mercado no qual atua.

Dentre os feitos do Stark, a TAC Motors clama para o modelo o título de fora-de-estrada a diesel mais leve do mundo ao registrar 1.635 kg. A distribuição de peso, ainda de acordo com a TAC, foi distribuída da forma mais similar entre os eixos, uma boa ajuda para melhorar o contato das rodas do veículo com o piso.

O modelo é oferecido nas cores branca, amarela, verde, vermelha, preta, azul, vinho e laranja. O prazo de garantia é de um ano e o modelo segue com a concepção de 4 lugares acompanhando por um espaço para bagagens tão reduzido que o volume sequer é mencionado pela fabricante.

Vendas do Stark e perspectivas da TAC Motors

Retomando as atividades com mais força no mercado, a TAC vai atender a demanda nacional por meio de cinco distribuidoras regionais contemplando todas as regiões do país. Caberá a essas distribuidoras o trabalho de relacionamento com os clientes, serviços de manutenção e pós-vendas. Os pontos de venda serão chamados de “Stark Points”, onde a empresa oferecerá também cursos, eventos, boutique da marca, dentre outras atividades. A primeira distribuidora que comecará a operar será a da região Sudeste, com concessionárias (ou Stark Points como prefere a marca) nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

A empresa já soma 100 unidades vendidas ou encomendadas neste ano, um belo salto na procura considerando que desde 2009 exatas 217 unidades foram emplacadas até o momento. “Em nossa fábrica temos capacidade para produzir até 1.000 unidades/ano, mas não queremos perder o nosso conceito de alfaiataria, ou seja, prefiro ter 100 clientes bem atendidos e felizes, do que alcançar um volume muito alto e não dar a devida atenção a todos”, explica Neimar Braga, diretor presidente da TAC Motors.

Durante a coletiva, o principal executivo da empresa destacou que a união da marca nacional com a chinesa Zotye não saiu do campo da intenção e a TAC segue sendo a única montadora totalmente nacional atuando no Brasil. A TAC Motors é uma empresa de capital fechado com pouco mais de 100 acionistas, porém a perspectiva é que essa divisão acionária seja aglutinada com a chegada de mais investimentos.

No momento a TAC produz o Stark em regime sob encomenda, sendo que da compra até a entrega do carro o cliente precisa esperar cerca de 90 dias. 

Ainda de acordo com Braga, a TAC Motors espera injetar R$ 150 milhões em suas operações para desenvolver novos produtos e acelerar o volume de produção. Questionado sobre quais produtos a TAC Motors está trabalhando, Braga afirma que pode ser um modelo de maior porte que o Stark, mas sempre com o caráter de jipe e voltado ao mundo 4x4. Uma picape, por exemplo, não está nos planos. O investimento, porém, também pode contemplar alguns aprimoramentos no Stark, como a possibilidade de motorização flex e até mesmo a introdução de câmbio automático no modelo. 

 
 
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
TAC Stark 2018
TAC Stark 2018
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!