No competitivo mercado automotivo global, operar uma marca independente, sobretudo em um país repleto de intrincadas questões tributárias e com a falta de financiamento adequado, é uma tarefa hercúlea. Mesmo assim, lá pelos idos de 2004, um grupo de brasileiros resolveu encarar o desafio e com um propósito em mente criaram a Tecnologia Automotiva Catarinense, empresa muito mais conhecida pela sigla TAC Motors.
De lá para cá, houve a apresentação do Stark, o primeiro produto fruto da empresa, revelado como conceito em 2006 no Salão de São Paulo e, em 2009, formalmente lançado no mercado com o início da produção. Em quase uma década de atividade fabril, a TAC Motors soma apenas 217 unidades comercializadas do Stark, mas, conforme explicamos, a empresa anunciou que está revendo sua estrutura acionária e deverá fazer investimentos da ordem de R$ 150 milhões nos próximos quatro anos. Com isso, figuram nos planos até mesmo versões flex e automática do Stark e até a introdução de mais um modelo, sempre seguindo a linha de aplicação 4x4 e com proposta off-road.
Com esse novo fôlego, a TAC Motors começa a aceitar as encomendas para o Stark 2018, que, se mantém o visual há muito conhecido, ao menos trouxe melhorias em seu conjunto. A partir deste ano, o Stark ganhou reforços em seu chassi de estrutura tubular e, para se livrar de uma fonte de problemas no passado, a TAC também oferece como um opcional as juntas homocinéticas mais robustas, chamadas “hi-tork”, e que aguentam qualquer preparação mais extrema para o uso nas trilhas. A empresa aconselha quem deseja fazer esse tipo de uso para equipar o modelo com o item.
Com um “conceito de alfaiataria”, cada unidade do Stark é produzida praticamente de acordo com as necessidades do futuro proprietário, permitindo um alto nível de personalização e adequação do projeto.
De qualquer forma, a ficha técnica do Stark é animadora para quem precisa ou deseja um modelo legitimamente fora-de-estrada e destinado a encarar algumas boas aventuras. Em suas características de fábrica, o Stark oferece um ângulo de ataque de 49º, ângulo de saída de 44º, atravessa trechos com até 50 cm de água, está 26 cm acima do piso e encara uma inclinação lateral de até 45º. A distribuição de peso bem equilibrada do jipe é algo que também o favorece no off-road.
O porte do Stark também é interessante. Sem exagerar nas dimensões (ele tem 4,08 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,86 m de altura), ele é um carro fácil de ser conduzido e até que consegue acomodar 4 pessoas, desde que os ocupantes do assento traseiro não se importe em fazer uma viagem um pouco apertada.
Porta-malas? É bom nem esperar muito nesse quesito já que atrás do banco traseiro você conseguirá colocar algumas poucas mochilas ou equipamentos pequenos para sua prática esportiva preferida. O compartimento é tão restrito que a TAC sequer divulga uma a capacidade. Onde sobra espaço, contudo, é no tanque de combustível. Com capacidade para 70 litros, algo importante para quem vai realizar trilhas em locais mais afastados, o reservatório confere boa autonomia ao veículo.
Ao volante
Mecanicamente o Stark é um carro muito equilibrado. Existem aqueles que só valorizam números e se sentem mais encantados ao ver que um Troller sai de fábrica equipado com um motor bem maior, mas o 2.3 16V turbodiesel presente no Stark não deixa muito espaço para críticas. Produzido pela Fiat Powertrain Technologies (FPT) aqui no Brasil, ele entrega 127 cv a 3.600 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. Colocando esses números ao lado do câmbio manual de 5 marchas que atua em conjunto com o sistema de tração 4x4 com reduzida, sobra fôlego para o Stark seja no uso urbano ou fora dele.
Apesar de não contarmos com números de consumo oficial, alguns donos nos relatam que conseguem facilmente atingir médias que ficam em 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, valores bem aceitáveis. Com carroceria em fibra de vidro, o que colabora para tornar o Stark mais eficiente é o baixo peso. Com 1.635 kg registrados na balança em sua configuração sem opcionais, a TAC Motors clama que o Stark é o 4x4 fora-de-estrada diesel mais leve do mundo.
Ao volante o Stark mostra-se um veículo de operação mais suave em relação ao Troller. A embreagem do Stark, por exemplo, é leve em relação à do jipe hoje produzido pela Ford, assim como a direção com assistência hidráulica conversa bem com o conjunto de suspensão e seu diâmetro de giro, de 11,2 metros, ajuda nas manobras.
A suspensão do Stark é independente nas 4 rodas e cada uma delas conta com dois amortecedores para melhorar o desempenho do jipe no off-road. O conjunto de freios também usa discos ventilados em todas as rodas e garante frenagens consistentes ao modelo. Se você quiser, pode até usar o Stark para seus deslocamentos diários que o modelo encara essa rotina numa boa. A única crítica mesmo vai para os engates das 5 marchas do câmbio. Eles são muito longos e a posição da alavanca também não nos pareceu a ideal. Tudo bem que estamos falando de um utilitário 4x4, mas um pouco mais de suavidade nas trocas cairia muito bem.
Vale a pena a compra?
Em sua configuração-padrão, o Stark pode ser encomendado para a TAC Motors por R$ 115.000, isso sem levar em conta os inúmeros equipamentos que ele pode receber e já sair pronto para usos mais extremos. A TAC Motors oferece snorkel, rack de teto, as já citadas homocinéticas “hi-tork”, faróis de LED, bloqueio para os diferenciais dianteiro e traseiro além de para-choques metálicos sendo que o dianteiro pode receber preparação para guincho. Com isso, um Stark 2018 completo quase se aproxima em preço do que é cobrado hoje por um Troller T4 básico, que tem valor sugerido de R$ 131.329.
Entre os dois, o TAC Stark mostra-se um veículo mais do que suficiente para rodar nos trechos mais inóspitos bem longe do asfalto, com um conjunto na medida, sem exageros. Além de mais barato mesmo todo equipado, o Stark é um jipe bem mais agradável no uso do que o Troller, sobretudo se você planeja rodar um pouco na cidade também com ele.
Claro que o Stark não é imune à falhas e o posicionamento e as trocas de marchas, por exemplo, é algo que precisa ser revisto, mas o modelo no geral agrada bastante quem procura um modelo pensado para as trilhas. Vamos torcer para que a TAC Motors consiga estabilizar suas operações e produzir o modelo com maior regularidade.
Ficha técnica
TAC Stark 2018 Black Cover 2.3 16V diesel manual 4x4 2p | |
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Categoria | Jipe |
Motor | 4 cilindros, 2287 cm³ |
Potência | 127 cv a 3600 rpm (diesel) |
Torque | 32,6 kgfm a 1800 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,038 m, largura 0 m, altura 1,865 m, entreeixos 2,54 m |
Peso em ordem de marcha | 1635 kg |
Tanque de combustível | 70 litros |
Porta-malas | litros |