Modelo que praticamente inventou o segmento dos SUVs compactos, que hoje mostra-se o mais efervescente no mercado brasileiro e de alguns países ao redor do mundo, o Ford EcoSport vai receber um profundo banho de loja em sua linha 2018 para retomar mais espaço na categoria.

A marca revelou mais detalhes nesta semana da versão topo de linha do SUV, a Titanium, que trará como uma de suas principais novidades a troca do conjunto mecânico. O motor agora passa a ser o mesmo 2.0 16V presente na linha Focus, que conta com injeção direta e 176 cv de potência. Com isso, o EcoSport Titanium 2018 passará a se tornar o modelo mais potente do segmento. Outra excelente notícia é que a marca decidiu abandonar de vez o problemático câmbio de dupla embreagem PowerShift por uma transmissão automática convencional de 6 marchas, o que deverá garantir mais robustez para o modelo. É sabido por bastidores que a tendência é que a Ford inicie um trabalho para substituir a caixa de dupla embreagem no restante da linha, sendo que o próximo modelo que deverá receber a atualização deverá ser o Fiesta.  

Segundo números da fabricante, com o novo conjunto o EcoSport 2018 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e a caixa automática oferece a opção de trocas sequenciais por meio de borboletas no volante. Ainda na parte mecânica, a Ford destaca que mexeu na suspensão do EcoSport 2018, ampliando o curso para as rodas traseiras e reforçando as molas com o objetivo de melhorar a absorção de impactos.

A qualidade do acabamento, um dos pontos quase sempre criticados no Ford EcoSport, promete ter melhorado graças à reforços no isolamento acústico, a adoção de um para-brisa acústico na versão Titanium, a adoção de novos revestimentos e defletores nas rodas e nas partes traseira e dianteira.

Por fora, as novidades estéticas na parte externa do Ford EcoSport 2018 melhoraram em 11% a aerodinâmica graças ao novo capô, grade dianteira, para-choque e faróis. A grade dianteira também conta com sistema de controle ativo, que controla aletas posicionadas atrás da grade que se abrem ou se fecham de acordo com a velocidade contribuindo para aprimorar a aerodinâmica do modelo.

No interior, o Ford EcoSport 2018 reserva excelentes novidades. Quem abre a porta do modelo na versão Titanium se surpreende com o novo revestimento de couro de uma tonalidade bem clara (Light Stone), algo raro em carros nacionais, o que cria uma boa sensação na cabine. Para quem não é muito fã desse tipo de cor, a Ford destaca que o couro utilizado conta com um “repelente de sujeira” para evitar o surgimento de manchas no tecido. O modelo também passa a contar com a central multimídia Sync 3 com 9 alto-falantes e uma generosa tela flutuante de 8”. O modelo também recebe o teto solar elétrico nesta que é a sua configuração mais cara, além de faróis com lâmpadas de xenônio e luzes diurnas de LED. 

No campo da segurança, o EcoSport Titanium 2018 ainda conta com os controles de tração e estabilidade, 7 airbags, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré com alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego e sistema anticapotamento.

Em breve também 1.5

Uma das novidades mais aguardadas da linha EcoSport 2018 serão as novas versões com o propulsor 1.5 de 3 cilindros, que deverão responder pela maior parte das vendas do modelo.

A novidade, que terá o eficiente motor sob o capô, também deverá ter uma opção automática, conforme apuramos no Salão de Buenos Aires.

O lançamento do Ford EcoSport 2018 deverá ocorrer até o fim de julho, com a chegada às lojas logo depois.

 
 
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/