É inegável que a romena Dacia, até então uma desconhecida marca automotiva, ganhou relevância mundial ao se firmar como uma fabricante que sabe explorar como poucas o nicho de veículos de baixo custo. Afinal, é graças a ela que a Renault praticamente construiu sua atual gama de veículos aqui no Brasil, com modelos de elevada procura no mercado nacional como é o caso de Duster, Logan e Sandero.

Após aprimorar o trio – modificações que chegarão em breve ao Brasil – a Dacia almeja voos mais altos em um futuro próximo. Segundo o responsável pelo Grupo Renault no país do leste europeu, Christophe Dridi, a marca quer desenvolver mais “irmãos” para o Duster em um futuro próximo.

“Nós temos muito orgulho do Duster. Nós o vendemos em 44 países. Nós acreditamos que o Duster é como um embaixador da Romênia para o mundo. Nosso desafio é dar continuidade ao sucesso da Dacia ao redor do mundo e a nossa criança precisa de mais irmãos”, explicou o executivo em entrevista ao romeno News.

Dridi não deu detalhes ou pistas sobre quais poderiam ser esses eventuais “irmãos” do Duster, mas algumas informações já são apuradas e começam a emergir nos bastidores.

Recentemente alguns flagras no Velho Continente revelaram alguns testes de um Duster com entre-eixos alongado, o qual também parecia contar com propulsão apenas elétrica, algo que sinaliza um possível caminho para o modelo.

Já se sabe, contudo, que o projeto de um eventual Grand Duster, como foi chamado pela mídia especializada mundial, não deverá sair do papel. A possível variante 7 lugares do Duster chegaria ao mercado com um preço muito elevado para a proposta do Duster, que é focar no baixo custo.

De qualquer forma, vamos seguir acompanhando de perto o que a Dacia e o Grupo Renault podem preparar em termos de novidades para o Duster e cia.

 

Dacia Duster 2018
Dacia Duster 2018
Imagem: Divulgação

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/