Picape ou SUV? Designer acaba com a dúvida e cria modelo "2 em 1"

Estudo de desenho feito com base em modelos da Land Rover imagina como ficaria um modelo com caçamba para a icônica marca de SUVs
Picape Colossus desenhada por Nicolas Araya

Picape Colossus desenhada por Nicolas Araya | Imagem: Reprodução internet/Nicolas Araya

A Land Rover iniciou sua carreira com a primeira série do Defender ainda na década de 1940. Fez reputação pela robustez e, na década de 1970, começou a fazer grandes SUVs de luxo e nunca mais parou. No entanto, a marca não possui uma picape, algo comum em outras montadoras ao oferecerem uma caminhonete baseada em um utilitário esportivo.

Enquanto a Land Rover permanece sem planos para construir sua própria picape, o designer Nicolas Araya revelou o Colossus, um estudo de design com tal proposta feito durante um curso de design industrial na escola argentina ADIStudio chamado de “treinamento de design automotivo”.

Diferentes modos de uso do projeto Colossus idealizado por Nicolas Araya
Diferentes modos de uso do projeto Colossus idealizado por Nicolas Araya
Imagem: Reprodução internet/Nicolas Araya

Mesmo não sendo algo que vá ser colocado em prática, o Land Rover Colossus imaginado por Araya já traz diversos elementos característicos da marca britânica. A dianteira, por exemplo, já traz a grade e os faróis afilados da linha Range Rover da empresa, como visto no Velar. A faixa metalizada próxima às portas dianteiras também remonta à linha de utilitários esportivos da Land Rover.

Colossus em seu modo picape
Colossus em seu modo picape
Imagem: Reprodução internet/Nicolas Araya

No entanto, Araya tentou ser o mais pragmático possível, dando atributos que diferenciariam a Colossus de outras caminhonetes. A larga coluna C por exemplo, é deslizante. Assim, o modelo pode ser um SUV de 5 ou 7 lugares com a coluna mais para trás ou, colocando-a totalmente para frente, tem-se espaço para uma caçamba, deixando a silhueta do modelo muito mais próxima do que é visto em uma caminhonete. Além disso, a própria caçamba conta com um assoalho deslizante, já imaginando a necessidade de carregar itens mais compridos, como uma motocicleta, por exemplo.

Classificado como um
Classificado como um "Multipurpose Premium SUV", projeto Colossus destaca-se pela versatilidade de uso
Imagem: Reprodução internet/Nicolas Araya