Dona da Volvo, Geely assume 50% da marca Smart

Montadora chinesa vira sócia da Daimler na linha de carros urbanos e transferirá a produção para a China em 2022
Conceito elétrico da Smart: futuros carros da marca serão produzidos pela Geely na China

Conceito elétrico da Smart: futuros carros da marca serão produzidos pela Geely na China | Imagem: Divulgação

O apetite da Geely por marcas tradicionais parece inesgotável. A montadora chinesa, uma das maiores do país, já é dona da Volvo, Lotus além de produzir os famosos táxis de Londres. Agora, a empresa será sócia da Daimler na marca Smart, os pequenos carros urbanos hoje fabricados na França.

O anúncio foi feito pelas duas fabricantes nesta quinta-feira (28) que dividirão meio a meio a sociedade na Smart. Além disso, a Geely levará a produção dos modelos da marca para a China a partir de 2022, quando toda a linha já estará eletrificada.

A divisão de tarefas ficará assim: enquanto a Mercedes-Benz seguirá responsável pelo design dos novos carros à Geely caberá a engenharia dos modelos. Os novos sócios também revelaram que a Smart ampliará seu portfólio com veículos compactos, uma mudança de estratégia enorme já que hoje ela é focada em modelos urbanos ideiais para a Europa, sobretudo.

A razão para essa ampliação tem a ver com a proposta de produzir apenas veículos elétricos nos próximos anos. A ideia, portanto, é que a Smart “seja líder entre os veículos premium elétricos”, segundo a nova joint venture.

 

 

SUV Bin Yue: Geely tem modernizado sua linha, mas ainda não se arrisca em mercados desenvolvidos
SUV Bin Yue: Geely tem modernizado sua linha, mas ainda não se arrisca em mercados desenvolvidos
Imagem: Divulgação

 

 

Até lá, a Smart seguirá produzindo seus veículos na França e também na Eslovênia e se prepara para iniciar a produção da família de carros elétricos EQ.

Fracasso no Brasil

Curiosamente, tanto Geely como Smart foram enormes fracassos em suas passagens pelo Brasil. Enquanto a marca chinesa, representada pelo grupo Gandini (o mesmo que responde pela coreana Kia), tentou vender alguns modelos com montagem final no Uruguai durante o período mais agudo da crise econômica, a Mercedes-Benz aproveitou uma onda de lançamentos de carros subcompactos no início da década e que incluiu também a Mini e o Fiat 500 para vender seus subcompactos de dois lugares. Deles apenas a marca britânica conseguiu se estabelecer no país.

Mas a volta da Geely ao Brasil parece questão de tempo. A montadora tem aproveitado o conhecimento da Volvo para aprimorar seus veículos próprios além de ter criado uma nova marca em parceria com os suecos. Hoje ela é a marca que mais cresce no mundo.

Diante desse crescimento não é exagero imaginar que a Geely resolva tentar uma nova investida por aqui, quem sabe acompanhada dos futuros elétricos da Smart.

Smart ForTwo 2013
Smart ForTwo: passagem pelo Brasil foi um fracasso com menos de 6 mil carros vendidos em oito anos
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa