Dos 50 carros mais vendidos em novembro, apenas 9 têm versões eletrificadas; veja quais são

Alto custo da tecnologia ainda pesa e reflete no portifólio das fabricantes atualmente no Brasil
Toyota Corolla Cross é um dos 9 modelos com pelo menos uma versão eletrificada entre os 50 mais vendidos

Toyota Corolla Cross é um dos 9 modelos com pelo menos uma versão eletrificada entre os 50 mais vendidos | Imagem: Divulgação

Não resta dúvida que a questão da eletrificação é importante para reduzir as emissões de carbono tão nocivas ao meio ambiente. A questão como aquecimento global tem se tornado cada vez mais frequente no mundo hoje em dia, com ondas de calor afetando vários países, inclusive o Brasil. 

VEJA TAMBÉM:

É claro que no mercado brasileiro o biocombustível é uma grande vantagem quando o assunto é descarbonização, mas sem a eletrifcação não se chegará aos resultados necessários. Tanto é que boa parte das fabricantes no Brasil tem apostado nos híbridos flex. 

Porém, observando a lista dos 50 carros mais vendidos em novembro de 2023, com dados da consultoria Jato do Brasil, nota-se que apenas 9 modelos têm pelo menos umma versão eletrificada, o que mostra que o alto custo da tecnologia tem pesado na decisão de empregá-la cada vez mais no portifólio.

Isso  deverá mudar aos poucos, ao longo do tempo, mesmo porque as normas de emissões vão se tornando cada vez mais rígidas. Porém, também mostra que o ritmo da eletrificação da frota no Brasil caminha a passos lentos. Dos 50 modelos mais vendidos em novembro apenas Renault Kwid, Jeep Compass, Toyota Corolla, Peugeot 208, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 5X, BYD Dolphin, Caoa Chery Tiggo 8 e GWM Haval H6 têm pelo menos uma versão eletrificada. 

BYD Dolphin 2024
BYD Dolphin será um dos carros elétricos que vão ser fabricados em Camaçari (BA) e está entre os 50 mais vendidos
Imagem: Divulgação

Desses 9 carros, pelo menos por enquanto, somente 4 são montados no Brasil: o Corolla (sedã e SUV) e dos modelos da Caoa Chery. Os demais são importados, embora o Jeep Compass híbrido e o Haval H6 já estão em estudo para serem nacionalizados e o BYD Dolphin será um dos modelos que a marca chinesa em Camaçari (BA).

O que mais vai  ser lançado no Brasil a partir de 2024 é modelo híbrido leve. A Volkswagen vai anunciar oficialmente que terá o novo motor 1.5 com sistema de 48V, fabricado em São Carlos (SP), que vai equipar vários modelos da marca, entre os quais Taos, Polo, T-Cross e Nivus. Além disso, a Renault irá lançar o 1.0 turboflex do Kardian com o mesmo sistema eletrificado. 

A Stellantis também já anunciou que fará híbridos e elétricos no Brasil, bem como a GM, que não descartou essa hipótese, durante seu processo de transição, até 2035. A lista de fabricantes que aposta na eletrificação no país tem aumentado, mas essa questão ainda tem muito o que evoluir, uma vez que, considerando o cenário atual, temos um longo caminho a percorrer pela frente. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!