'Etios será superior ao Gol', diz Toyota

Compacto inédito chega no final do ano em quatro versões de acabamento e dirigibilidade parecida com a do Corolla

Etios anda pela Marginal Pinheiros, em São Paulo | Imagem: Antonio Carlos Laky

A Toyota não esconde o otimismo em relação ao seu mais ambicioso veículo para o Brasil. O compacto Etios, que a marca lançará em meados do segundo semestre, terá um padrão muito superior ao de concorrentes como o Gol. Quem garantiu isso foi um alto executivo da empresa, ouvido pelo AUTOO numa conversa informal no Salão de Genebra.

“O jeito de dirigir lembra o Corolla”, explicou o funcionário, empolgado com o trabalho da engenharia da montadora. O Etios, flagrado nas fotos ao lado pelo leitor Antonio Carlos Laky em plena Marginal Pinheiros, em São Paulo, terá versões hatch e sedã e motores 1.0 e 1.6. É o primeiro veículo que a Toyota cria especialmente para mercados emergentes. Daí a grande expectativa gerada, já que a marca não tem o costume de vender produtos que não sigam seu exigente nível de qualidade.

“Não tenho dúvida que nosso carro será muito superior ao Gol e ao Uno”, confessou nosso interlocutor. “Quebramos até uma tradição na empresa ao chamar uma empresa para avaliar o carro. Isso gerou preocupação internamente, mas foi fundamental para identificar pontos em que poderíamos melhorar o produto ainda mais”, disse.

Segundo o executivo, o Etios terá quatro versões de acabamento, duas para o 1.0 e duas para o 1.6. Por falar nos motores, eles serão importados do Japão, mas já adaptados para serem bicombustíveis.

Toyota Etios
Divulgação

Visual não empolga, mas Toyota promete padrão de carro médio para o Etios

Começo morno na Índia

No mercado de estréia, a Índia, no entanto, o Etios ainda não empolgou. O sedã e a versão hatch – lá chamada de Liva – venderam em 2011 apenas 63,5 mil unidades, o que lhe conferiu um modesto 15º lugar no ranking local.

A situação não deverá ser muito diferente no Brasil. A Toyota já anunciou que a fábrica de Sorocaba, construída apenas para o compacto, terá capacidade inicial de 70 mil unidades por ano, toda ela direcionada para nosso mercado. Ou seja, se tudo correr como previsto, a montadora japonesa deverá emplacar pouco menos de 6 mil veículos por mês das versões hatch e sedã, algo semelhante ao que a Nissan faz com a dupla March e Versa.

Mas pensar que os planos da Toyota são contidos é um erro. De acordo com o executivo da marca, Sorocaba fará muitos mais carros quando estiver com sua capacidade total: “a planta poderá fabricar 400 mil carros por ano”, revelou, um número muito mais adequado a um dos três maiores fabricantes de automóveis do mundo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa