Ferrari cria mais um modelo exclusivo

SP Arya, feita para o empresário indiano Cheerag Arya, terá mecânica da 599 GTO e elementos estéticos que remetem aos atuais modelos da marca

Ferrari SP Arya | Imagem: Divulgação

A Ferrari divulgou o primeiro desenho do seu mais novo superesportivo: o SP Arya. O modelo terá apenas uma unidade produzida e foi desenvolvido pela divisão de projetos especiais da marca exclusivamente para o empresário indiano Cheerag Arya, que dirige uma companhia da indústria petroquímica sediada em Dubai.

O desenho pode até remeter aos esportivos mais atuais da montadora, como a FF, a 458 Italia e a F12 Berlinetta, mas acredite, esse veículo é uma espécie de Frankenstein que deu certo (pelo menos no papel), isso porque ele nada mais é que a junção de pedaços de 12 desenhos propostos pelos melhores designers da marca para esse projeto.

Leia também: Ferrari exclusiva de Eric Clapton é revelada

Toda a parte mecânica do SP Arya será baseada na 599 GTO -  que possui motor V12 com 670 cavalos de potência -, mas com algumas mudanças no escapamento e na suspensão. A Ferrari, inclusive, já levou o empresário indiano para ver o seu "brinquedinho" moldado em argila e em tamanho real para que ele tenha uma boa ideia de como será o produto final.

Essa não é a primeira vez que a Ferrari faz um modelo exclusivo para clientes especiais (em outras palavras, milionários). Em 2009, a marca italiana mostrou a P540 Superfast Aperta, feita exclusivamente para Edward Walson, filho do inventor da TV a cabo. Em maio deste ano foi revelada a SP EC 12, o superesportivo criado para o músico Eric Clapton.

Pequena coleção

Há pessoas com vício em café, outras em doces, já Cheerag Arya é viciado em Ferraris. Nas horas livres, o empresário coleciona modelos da marca italiana e, entre os mais conhecidos, estão a F430 Scuderia, a Enzo, a 575M, a 365 GTB/4 Daytona, a 599XX e a GTO, a SA Aperta e a F40. E esse desejo pode não parar com a SP Arya. Isso porque, em entrevista ao site Ferrari Magazine, o empresário já fala da sucessora da Enzo.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!