Fiat começa a produzir Viaggio na China

Marca também inaugura sua primeira fábrica em parceria com a Guangzhou Auto

Fiat Viaggio | Imagem: Fabiano Mazzeo

Depois de apresentá-lo no Salão de Pequim, a Fiat finalmente começou a produzir na China o sedã Viaggio, irmão quase gêmeo do americano Dodge Dart. O modelo, que também marca a estreia da primeira unidade de produção da montadora italiana em solo chinês, é fruto da parceria entre a italiana e a chinesa GAC (Guangzhou Auto).

De acordo com a fabricante, foram investidos quase US$ 800 milhões (cerca de R$ 1,65 bilhão) e a expectativa é de produzir, inicialmente, 140.000 unidades do veículo por ano, número que deve aumentar para 200.000 em 2014.

Já imaginou um Fiat 500 com um motor de Ferrari 458?

“Estamos chegando atrasados na China e temos muito trabalho a fazer”, disse o presidente da companhia, Sergio Marchionne, ao jornal Detroit News.

Equipado com motor T-Jet 1.4 16V turbo, que desenvolve 120 cv ou 150 cv (dependendo da versão), o Viaggio também é o primeiro carro da Fiat que pode contar com a transmissão automatizada de dupla embreagem DDCT (Dual Dry Cluntch Transmission) de seis velocidades, que estreou no Alfa Romeo Mi.To.

Produção da Jeep na China

Para finalizar, Sergio Marchionne revelou que poderá montar alguns modelos da Jeep nessa nova fábrica, já que sua capacidade máxima de produção pode ser expandida para até 400.000 unidades anuais.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!