Ford Focus elétrico estreia na Europa

Modelo entra na linha de produção em Saarlouis, na Alemanha; motor tem 143 cv

Ford Focus Eletric | Imagem: Ford

O Focus ZEV, a versão elétrica do hatch médio da Ford, começou a ser fabricado nesta semana na Alemanha, na planta em Saarlouis. O veículo, que já é produzido nos Estados Unidos, é o primeiro carro elétrico da marca que será oferecido na Europa, onde a demanda por esse tipo de veículo começa a tomar dimensão.

Concebido para o uso majoritariamente urbano, o modelo tem motor elétrico com potência equivalente a 143 cv e a capacidade das baterias de lítio garante ao carro um alcance de até 150 km. Para recarregar basta conectá-lo na tomada – o processo completo leva 4 horas.

Veja mais: Ford investe US$ 135 milhões em carros elétricos

A energia do sistema também pode ser reposta pelos freios regenerativos, que converte a energia cinética da frenagem em carga extra para as baterias com o veículo em movimento. O pacote de eficiência também inclui pneus de baixo atrito e modificações na aerodinâmica para melhorar o fluxo de ar ao redor do carro.

O Focus ZEV, que nos EUA adota o sobrenome Eletric, faz parte de uma série de investimento da Ford no campo dos carros de baixo consumo na Europa. Ainda neste ano, a mesma fábrica na Alemanha vai iniciar a produção da minivan C-Max Energi e o sedã Mondeo Hybrid, ambos com motorização híbrida gasolina/elétrica.

As vendas do Focus elétrico na Europa estão programadas para começar em agosto. Seu preço, porém, ainda não foi divulgado – nos EUA o Focus Eletric custa US$ 39.975 (cerca de R$ 74.250).

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise