O Ford Fusion entra na linha 2012 tendo como principal novidade o modelo V6 com tração dianteira, anunciado há pouco mais de dois meses. Os demais modelos – V6 com tração integral, 2.5 e Hybrid (já avaliado por AUTOO) – não apresentam novidades.

O Ford Fusion V6 FWD (Front Wheel Drive) tem motor 3.0 de 243 cv e 30,8 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades e com opção de trocas manuais. Seu preço é de R$ 94.360, enquanto o Fusion V6 AWD (All Wheel Drive) parte de R$ 103.360, chegando a R$ 107.360 quando equipado com teto solar. O sedã dotado de motor 2.5 tem 173 cv e sai por R$ 83.660, enquanto a versão Hybrid, com 193 cv, custa R$ 133.900.

Segundo a Ford, todas as versões trazem direção elétrica, computador de bordo, piloto automático, ar-condicionado bizona, bancos de couro com ajuste elétrico, som Sony com 12 alto-falantes, seis airbags, ABS com EDB, controle eletrônico de estabilidade, rodas de 17 polegadas, sensor de estacionamento, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, acendimento automáticos dos faróis, entre outros. As versões V6 se destacam pela central multimídia Sync Microsoft com memória de 10 gigabytes, tela "touch screen" de 8 polegadas e comandos de voz; sistema de monitoramento de pontos cegos (BLIS), câmera de ré e opção de trocas manuais do câmbio.

O sedã também se diferencia de alguns rivais por não ficar na mesmice do preto e prata, oferecendo ao consumidor mais ousado as cores branco Sibéria, cinza Berlim, azul Dijon e azul Montecarlo (perolizadas), além das habituais prata Dublin e preto Ebony. No primeiro semestre, a Ford vendeu 4.800 unidades do Fusion, que detém 30% do segmento, segundo a marca.

Rodrigo Mora

|